Ministro Salomão participa de divulgação de pesquisa sobre magistrados brasileiros – STJ

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão participará nesta segunda-feira (11), no Rio de Janeiro, da apresentação dos resultados da pesquisa “Quem Somos. A magistratura que queremos”.

O ministro é um dos coordenadores da pesquisa, que consolida respostas a cerca de 4 mil questionários enviados a juízes brasileiros, ativos e inativos, e ministros dos tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O estudo foi organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Os resultados serão apresentados a partir das 10h durante evento na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) pelo presidente da entidade, Jayme de Oliveira, com a presença do presidente do STF, ministro Dias Toffoli. A Emerj fica na Rua Dom Manuel, 25, Centro.

A pesquisa, que traça um perfil do magistrado brasileiro, teve início em 2018 e atualiza um levantamento semelhante feito em 1998 por professores da PUC-Rio. Nas respostas, os magistrados puderam expor suas ideias em relação à participação do Judiciário na democracia.

Propostas apoiadas

Entre as opiniões coletadas na pesquisa, o uso de videoconferência nos processos penais registrou apoio de 80% dos magistrados. Outro tema com forte apoio é a utilização do sistema de transação penal (do inglês plea bargain, no qual o acusado confessa o crime cometido em troca de redução na pena).

De acordo com o estudo, 89% dos juízes de primeira instância e 92,2% dos magistrados de segundo grau são favoráveis ao plea bargain, desde que seja assegurada a participação do Judiciário.

A AMB afirmou que espera contribuir para o aprimoramento da Justiça e o fortalecimento da magistratura com a divulgação do estudo para a sociedade.

Também participarão do evento a vice-presidente institucional da AMB e presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Renata Gil, que coordenou a pesquisa junto com o ministro Salomão, e os sociólogos Luiz Werneck Vianna, Maria Alice Rezende de Carvalho e Marcelo Baumann Burgos, da PUC-Rio, professores que conduziram o estudo.

Assista à reportagem do Jornal Nacional sobre a pesquisa, com entrevista do ministro Luis Felipe Salomão.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/C5LQzmMBmK0/Ministro-Salom%C3%A3o-participa-de-divulga%C3%A7%C3%A3o-de-pesquisa-sobre-magistrados-brasileiros.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Suspensa decisão que anulou licitação dos serviços de iluminação pública em São Paulo – STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, sustou os …