Obras da cobertura do Palácio Belvedere estão quase prontas – Prefeitura de Curitiba/PR

Até o fim deste mês, deverão ser concluídas as obras da cobertura do Palácio Belvedere para a sequência do restauro do edifício, que foi atingido por um incêndio em dezembro de 2017.

“A previsão é que até 25 de fevereiro o prédio esteja coberto para o andamento das novas etapas de restauro. Isso é fundamental, já que é preciso um processo de secagem da estrutura para que o trabalho seja feito”, explicou o responsável técnico da obra, engenheiro Laerte Rigolon, da empresa Conex, vencedora da licitação.

Nesta sexta-feira (8/2) os arquitetos Mauro Magnabosco e Carla Frankl, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e Rachel Tessari, da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) da Secretaria de Estado da Cultura, vistoriaram o local para acompanhar o andamento dos trabalhos. “As vistorias fazem parte do processo de restauro e da verificação de partes da estrutura que permanecerão como memoriais da obra”, explicou Magnabosco.

Segundo a arquiteta Rachel, o acompanhamento da obra é necessário para a tomada de decisões no processo de restauro do edifício, que é tombado pelo Patrimônio do Estado e cadastrado como Unidade Especial de Interesse de Preservação (Uiep).

Cronograma

Exemplar da arquitetura Art Nouveau, o Belvedere foi construído em 1915, pelo então prefeito Cândido de Abreu, para ser o mirante do ponto urbanizado mais alto da capital naquela época. O restauro deverá ser concluído no segundo semestre deste ano, com previsão para o mês de agosto.

A recuperação do prédio está orçada em cerca de R$ 1,2 milhão, com recursos de potencial construtivo, e faz parte das ações da Prefeitura de recuperação do patrimônio histórico e cultural da cidade, determinados pelo prefeito Rafael Greca.

Os trabalhos foram iniciados em meados de dezembro com a limpeza do local e preparação para as obras. Segundo o engenheiro responsável, após a cobertura, as obras seguirão com a restauração da alvenaria e da carpintaria interna, envolvendo o piso, vigas e esquadrias. Depois serão feitas as instalações elétricas, instalado o forro e lixadas e pintadas as paredes.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/obras-da-cobertura-do-palacio-belvedere-estao-quase-prontas/49218.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Artistas de circo animam à tarde da criançada na Praça da Independência neste domingo 

O show do circo vai alegrar a criançada e toda a família neste domingo (21) …