Programa de Prevenção de Incêndios em ocupações é tema de Projeto de Lei

DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

O problema do risco de incêndios em ocupações na cidade de São Paulo, explicitado com o desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, em 2 de maio de 2018, motivou o vereador Eduardo Matarazzo Suplicy (PT) a propor a criação Programa de Prevenção de Incêndios em todas as ocupações da cidade de São Paulo identificadas e cadastradas pelas Secretarias de Habitação ou de Urbanismo e Licenciamento do município, através do Projeto de Lei (PL) 366/2018.

Suplicy afirma que o objetivo é garantir o direito a vida e à segurança das pessoas que vivem em ocupações, independentemente da situação do imóvel, das condições de posse dos habitantes ou de eventuais demandas judicias já existentes nos locais ocupados, garantindo a permanência dos cidadãos na ocupação. O vereador destaca que o Programa de Prevenção de Incêndios será coordenado pela Secretaria de Prefeituras Regionais, com ações de mapeamento, distribuição de insumos, realização de pequenos reparos e capacitação em ações de combate a incêndios dos moradores locais.

O Projeto foi inspirado em iniciativas já realizadas, como a distribuição de kits de combate de incêndios na Favela do Moinho em 2013 e a instituição do Programa de Prevenção Contra Incêndios em Assentamentos Precários (Previn) em 2014. “Além de toda a discussão sobre a luta por moradia e sobre a política de habitação, é necessário que seja resguardado, ao menos, o direito à vida das pessoas que não encontram outra alternativa além de ocupar imóveis abandonados na cidade. Nessas situações, uma ação rápida e eficiente pode evitar uma tragédia como a vivida no Paissandu”, ressalta Suplicy.

O substitutivo do PL 366/2018 recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa e segue em tramitação na Câmara.

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação do vereador Eduardo Matarazzo Suplicy. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário ‘Fale com o vereador’.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/programa-de-prevencao-de-incendios-em-ocupacoes-e-tema-de-projeto-de-lei/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CCJ ouve contribuições em audiência sobre a Política de Álcool e Drogas

Audiência Pública da CCJ sobre Política Municipal de Álcool e outras Drogas JOTA ABREUDA REDAÇÃO …