Projeto aprova acordo de céus abertos entre Brasil e Guatemala – Notícias

Isac Nóbrega/Presidência da República

Segundo o Executivo, o acordo contribuirá para o comércio, turismo e cooperação entre os dois países

O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1161/18 busca a confirmação, pelo Congresso, do acordo sobre transporte aéreo assinado entre Brasil e Guatemala em 2017. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Conhecido como “céus abertos”, o documento autoriza as empresas aéreas dos dois países a sobrevoar o território das partes sem pousar e a fazer escalas em qualquer ponto do outro país, tanto para fins não comerciais quanto para embarque e desembarque de passageiros internacionais, bagagem ou cargas. Fica vedado o tráfego das companhias estrangeiras em rotas domésticas.

A empresa aérea estrangeira precisa estar estabelecida no outro país e atender aos requisitos regulatórios e de segurança para o tráfego internacional. O texto assinado também proíbe a cobrança de tarifas aeronáuticas superiores às cobradas às empresas aéreas que operem serviços aéreos internacionais semelhantes.

O acordo foi assinado pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho de Queiroz. O Executivo avalia que o texto incrementa laços de amizade e cooperação entre Brasil e Guatemala e contribuirão para o comércio, turismo e cooperação entre os dois países.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ir à votação em Plenário.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Proibição do pagamento de salários de professores com recursos do Fundef na CTFC — Senado Notícias

Na terça-feira (10), às 14h, a Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) vai debater a …