Acordo prevê cooperação econômica entre Brasil e Etiópia – Notícias

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Nelson Pellegrino: o acordo protege e estimula o investimento mútuo

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1164/18 aprova acordo de cooperação e facilitação de investimentos entre Brasil e Etiópia, assinado em Adis Abeba (capital da Etiópia) em 2018.

O documento busca incentivar o investimento com garantias legais e apoio prático aos investidores durante todo o processo de investimento.

Além disso, o texto prevê diálogo intergovernamental, divulgação de oportunidades de negócios e intercâmbio de informações e mecanismos para prevenção e solução de controvérsias.

O acordo internacional, enviado ao Congresso na forma da Mensagem 584/18, passou a tramitar como PDC depois de aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Para o relator na comissão, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), o acordo atende aos interesses dos países, protege e estimula o investimento mútuo.

Os acordos internacionais de promoção e proteção de investimentos buscam promover segurança jurídica para os investidores estrangeiros contra riscos não comerciais, como não discriminação do investidor estrangeiro com relação aos nacionais e regras sobre eventuais desapropriações e nacionalizações.

Tramitação
O texto vai ser analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário da Câmara.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Elmano Férrer celebra os 167 anos do projeto Rondon — Senado Notícias

O senador Elmano Férrer (Podemos-PI) celebrou em Plenário, nesta quinta-feira (15), o aniversário de 167 …