Conselho de Comunicação fará seminário sobre violência contra jornalistas — Senado Notícias

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS) fez nesta segunda-feira (11) sua primeira reunião do ano. Os integrantes definiram a agenda do colegiado, que vai incluir a realização de um seminário em 8 de abril sobre liberdade de expressão e violência contra os jornalistas. Para o segundo semestre, está previsto outro seminário sobre o financiamento da radiodifusão brasileira, com data a ser definida.

Para o evento de abril, serão convidados o ministro da Justiça, Sergio Moro, e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entidades como Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e Federação dos Radialistas (Fitert) também devem participar.

Visitas

Na reunião desta segunda-feira, os conselheiros aprovaram um ofício aos novos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, informando sobre o andamento das atividades do conselho. Eles também decidiram fazer uma visita aos dois parlamentares.

— Temos que procurar os presidentes para nos colocarmos à disposição como instância de discussão de novos temas que virão, com o novo governo. Queremos que o Congresso conte conosco, por isso temos que fazer uma ação política concreta para o conselho ficar no centro dos debates e ser uma instância técnica — opinou o conselheiro Davi Emerich, representante da sociedade civil.

EBC

A situação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preocupa os conselheiros, que pretendem convidar para uma audiência o novo presidente da instituição, tão logo seja indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro chegou a cogitar o fim da estatal e da TV Brasil. O financiamento do sistema público de radiodifusão está no foco da discussão e é um tema que será abordado pelo conselho ao longo do ano.

No último sábado (9), o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Carlos Alberto dos Santos Cruz, afirmou em entrevista ao jornal O Globo que a EBC não será extinta. Segundo ele, haverá uma reestruturação para racionalizar o orçamento.

No fim do encontro do conselho, os integrantes fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas da tragédia de Brumadinho, das chuvas do Rio de Janeiro e do incêndio no centro de treinamento do Flamengo, que matou dez jovens.

A próxima reunião do Conselho de Comunicação foi agendada para 18 de março.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/02/11/conselho-de-comunicacao-fara-seminario-sobre-violencia-contra-jornalistas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Vetado projeto que estabelecia prazo para julgamento de medidas cautelares — Senado Notícias

O presidente da República, Jair Bolsonaro, decidiu vetar integralmente, por inconstitucionalidade, o projeto que estabelecia …