Representantes da Prefeitura de Piacatu(SP) com os profissionais da Farmácia Viva

Eles conheceram os laboratórios, onde são produzidos os medicamentos fitoterápicos e as instalações da Cooplantas

Representantes da Prefeitura de Piacatu(SP) estiveram recentemente na Farmácia Viva da Secretaria Municipal de Saúde, visitando os laboratórios, onde são produzidos os medicamentos fitoterápicos. Eles também conheceram as instalações da Cooplantas, que são parceiros responsáveis pelo cultivo e beneficiamento das plantas utilizadas na Farmácia Viva.

A comitiva foi formada pelo prefeito Euclásio Garrutti, seu assessor Rafael, a farmacêutica Daniele e o servidor da Prefeitura de Piacatu Claudiomar. Na ocasião, eles receberam informações sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Itapeva, com apoio do Ministério da Saúde para ampliar as opções terapêuticas ofertadas no SUS de Itapeva por meio das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos.

Os visitantes foram recepcionados pelas farmacêuticas Patrícia Galvão (responsável técnica da Farmácia Viva) e Francine Campolim (Coordenadora do APL Fito Itapeva) e da coordenadora do curso de Farmácia da FAIT Prof. Vivian Machado.

O município de Piacatu aprovou projeto no último Edital de fomento à assistência farmacêutica em plantas medicinais e fitoterápicos, com ênfase em controle de qualidade do Ministério da Saúde, em 2018. Assim como Itapeva, também conta com a parceria das RedesFito (Fiocruz).

De acordo com a farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde,  Francine Campolim, a experiência adquirida na construção do Programa Municipal de Fitoterapia de Itapeva é modelo de referência para os municípios que estão iniciando nessa empreitada, possibilitando a socialização dos conhecimentos, materiais teóricos e bases legais construídas ao longo dos anos de trabalho da equipe da Secretaria de Saúde e dos parceiros no Arranjo Produtivo Local, referentes à Farmácia Viva.

 

Francine Campolim explica sobre os medicamentos fitoterápicos

Francine Campolim explica sobre os medicamentos fitoterápicos

Comitiva de Piacatu teve conhecimento sobre o trabalho realizado pela Farmácia Viva

Comitiva de Piacatu teve conhecimento sobre o trabalho realizado pela Farmácia Viva