Brumadinho poderá ter CPI mista — Senado Notícias

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou nesta segunda-feira (11) que está em negociações com a Câmara dos Deputados para a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) mista para apurar o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG).

Davi disse que, por conta disso, por ora não dará andamento ao requerimento dos senadores Carlos Viana (PSD-MG) e Otto Alencar (PSD-BA) para criar uma CPI sobre o tema no Senado. Em lugar disso, trabalhará para que deputados e senadores atuem juntos na investigação sobre o desastre que matou 165 pessoas. Ainda há 170 desaparecidos.

— Vamos somar esforços, em vez de dividi-los com uma investigação em cada Casa sobre os mesmos fatos — justificou o presidente. Ele acrescentou que os autores do requerimento original no Senado já foram informados.

Judiciário

Outro requerimento de criação de CPI foi arquivado por Davi Alcolumbre nesta segunda-feira. A CPI do Judiciário, proposta pelo senador Alessandro Vieira (PPS-ES), não teve a quantidade de assinaturas necessárias (um terço da composição do Senado ou 27 assinaturas) para prosseguir.

O requerimento havia sido protocolado com 27 assinaturas, o mínimo exigido para a criação de uma CPI. No entanto, os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Eduardo Gomes (MDB-TO) retiraram suas assinaturas.A Secretaria Geral da Mesa também confirmou a retirada de assinatura da senadora Kátia Abreu (PDT-TO).

— Assim, o requerimento deixa de atender ao que exigem a Constituição e o Regimento Interno — explicou Davi.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/02/11/brumadinho-podera-ter-cpi-mista.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Acordo substitui leitura do parecer por debate entre governo e oposição – Notícias

O presidente da comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19), deputado Marcelo Ramos (PL-AM), …