Projeto obriga bancos a oferecer alternativa a clientes, além do sistema biométrico – Notícias

Projeto obriga bancos a oferecer alternativa a clientes, além do sistema biométrico

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Weliton Prado diz que o reconhecimento de digitais é mais difícil para os idosos

O Projeto de Lei 21/19 obriga os bancos a oferecer aos clientes uma alternativa, nos caixas eletrônicos, ao sistema de reconhecimento biométrico, que utiliza a digital do correntista. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O projeto é de autoria dos deputados Weliton Prado (Pros-MG) e Aliel Machado (PSB-PR). Eles afirmam que os sistemas biométricos utilizados nos caixas eletrônicos ainda estão em processo de desenvolvimento, e são comuns os erros na leitura da digital.

A situação é mais grave, segundo eles, para os idosos, que já não têm as digitais tão delineadas, dificultando o seu reconhecimento pelo terminal bancário.

“Muitas vezes, ao utilizar os equipamentos, os sistemas de leitura são incapazes de capturar os dados biométricos ou estão defeituosos, o que impossibilita da utilização e não provê o atendimento esperado pelo consumidor, ainda que este possua sua senha alfanumérica”, afirmam os parlamentares na justificativa do projeto.

Segundo o texto, os bancos que não oferecerem uma alternativa ao reconhecimento biométrico ficarão sujeitos às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). O código prevê, por exemplo, multa, suspensão do serviço e interdição do estabelecimento, entre outras.

Tramitação
O PL 21/19 será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Duas novas audiências públicas debaterão portabilidade da conta de luz — Senado Notícias

O Projeto de Lei do Senado 232/2016, que altera o modelo comercial de energia elétrica e …