Projeto prevê árvores em estacionamentos para melhorar qualidade de vida em São Paulo

MARIANE MANSUIDO
DA REDAÇÃO

Para compensar a escassez de áreas verdes na cidade de São Paulo, especialmente nas regiões de menor renda, o vereador Gilberto Natalini (PV) propôs o PL (Projeto de Lei) 731/2017, que estabelece a obrigatoriedade de arborização em estacionamentos a céu aberto.

Em tramitação na Câmara paulistana, a regulação proposta valerá para os estacionamentos sem construções no subsolo e área igual ou superior a 1 mil metros quadrados. Nesses casos, o PL determina que se plante, no mínimo, uma árvore a cada 100 metros quadrados de área do estacionamento.

Segundo Natalini, as regiões com grande circulação de veículos têm menos áreas verdes, altas taxas de impermeabilidade do solo e muitas áreas para estacionamentos. O plantio de árvores nesses locais, por sua vez, contribuiria para reduzir as ilhas de calor, ampliar a permeabilidade do solo e melhorar a qualidade do ar.

Levantamento realizado pela Prefeitura de São Paulo, em 2015, estimou que a cidade possui cerca de 650 mil árvores, em canteiros e calçadas. A Subprefeitura de Pinheiros, na zona oeste, liderou o ranking de arborização com 5,8 habitantes por árvore. Já a Subprefeitura de Cidade Tiradentes, na zona leste, apresentou o pior resultado, 62,7 habitantes por árvore. A proporção ideal recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de três árvores para cada pessoa.

Segundo especialistas, as vantagens de uma cidade com mais áreas verdes vão da melhora do clima e qualidade do ar ao aumento da permeabilidade do solo, o que também contribuiria para evitar enchentes.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Gilberto Natalini (PV). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário “Fale com o Vereador”.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/projeto-preve-arvores-em-estacionamentos-para-melhorar-qualidade-de-vida-em-sao-paulo/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Plano Diretor do Parque Ibirapuera será discutido em audiência pública

Atualizado em (12/08/2019 – 21h59) | Audiência Pública, Comissões, Geral, Notícias, Política Urbana, Projetos …