Deputados mineiros exigem votação de projetos sobre mineração e segurança de barragens – Notícias

Deputados mineiros exigem votação de projetos sobre mineração e segurança de barragens

Novo coordenador da bancada de Minas Gerais na Câmara dos Deputados, o deputado Diego Andrade (PSD) aposta em união e mobilização para tirar o estado da crise econômica e do risco de novos crimes ambientais. Nesta quarta-feira (13), ele assumiu a coordenação dos 53 deputados mineiros, no lugar de Fábio Ramalho (MDB), que ocupava o cargo há sete anos. 

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Diego Andrade (PSD) assumiu nesta quarta-feira a coordenação da bancada

O enfrentamento dos reflexos socioambientais do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho é a principal prioridade do grupo. Assim como já foi sugerido na comissão externa sobre Brumadinho, Andrade defende o esforço concentrado do Plenário da Câmara para votar os vários projetos de lei sobre mineração e segurança de barragens que deixaram de ser aprovados após tragédias anteriores, como a de Mariana.

“Como coordenador da bancada, o grande desafio é unir todos os deputados. Tenho certeza de que, com os 53 deputados e os três senadores juntos, podemos exigir o respeito que Minas Gerais merece, porque esse caso da Vale e todos esses anos aqui sem votações consistentes foram um grande desrespeito com o nosso estado.”

CPMI
Diego Andrade disse que a criação de uma CPI mista é outra reivindicação da bancada mineira para punir com rapidez os responsáveis pelo crime socioambiental de Brumadinho.

O deputado Rogério Correia (PT-MG) informou que o pedido de CPMI já teve 240 assinaturas de deputados e senadores: “Agora buscamos mais assinaturas de senadores para ter uma margem de segurança para a instalação do colegiado”.

Crise financeira
Com deficit de R$ 21 bilhões, sérios problemas na prestação de serviços públicos e atraso no pagamento ao funcionalismo, Minas Gerais enfrenta uma das maiores crises financeiras da história. Vários deputados se comprometeram a ajudar o governo estadual a enfrentar a crise por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União.

Ouça esta matéria na Rádio Câmara

Ao deixar a coordenação da bancada mineira, o Fábio Ramalho destacou que as emendas impositivas de 2017 e 2018 garantiram cerca de mil novas viaturas para as polícias militares (625 viaturas) e civil (cerca de 300). O comandante-geral da PM de Minas Gerais, coronel Giovanne da Silva, agradeceu o apoio, que, segundo ele, “ajudará na prestação de serviço mais digno à população”.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Está no ar o site comemorativo dos 200 anos do Senado — Senado Notícias

O Senado lançou um site comemorativo pelos seus 200 anos de criação. A página está …