OAB debate no CNJ padronização em ações sobre benefícios previdenciários por incapacidade – OAB

O Conselheiro Federal e presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB, Chico Couto de Noronha Pessoa, será o representante da Ordem no Grupo de Trabalho que vai debater propostas e apresentar estudos quanto aos procedimentos das ações judiciais dos benefícios previdenciários por incapacidade. O trabalho será coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por determinação do presidente da entidade, ministro Dias Toffoli.

O grupo de trabalho conta ainda com representantes do próprio CNJ, da Magistratura, Ministério Público Federal e Defensoria Pública Federal. O Conselheiro da OAB no colegiado, Chico Couto, será responsável por representar os advogados nos debates e estudos que serão realizados.

Pela portaria que constitui os trabalhos, assinada no início de fevereiro pelo ministro Dias Toffoli, o objetivo principal do grupo é a elaboração de estudos e apresentação de propostas ao procedimento das ações judiciais dos benefícios previdenciários por incapacidade, especialmente no que se refere à padronização mínima dos quesitos do laudo pericial do Juízo.

Assim, será possível o desenvolvimento de uma versão eletrônica do documento no Processo Judicial Eletrônico (PJe), além da criação de cadastros nacional e de polos regionais de peritos para atuação nos segmentos das Justiças Federal e Estadual e à uniformização do valor dos honorários periciais também nos dois segmentos de Justiça.

“Essa decisão mostra a preocupação do presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, com os segurados da previdência. Em especial, quando atua em conjunto com a OAB para procurar solucionar a crise do alto número de processos que envolvem os benefícios por incapacidade. Na ampla maioria dos casos, são pessoas hipossuficientes, que necessitam de uma atenção especial do Estado. A padronização e a criação dos cadastros dos médicos peritos vai dar a agilidade que os segurados precisam”, explicou Chico Couto.

O grupo de trabalho do CNJ para debater esses temas terá validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período de tempo.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/56998/oab-debate-no-cnj-padronizacao-em-acoes-sobre-beneficios-previdenciarios-por-incapacidade.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …