Obra coletiva mostra atuação das carreiras de Estado no combate à corrupção – STJ

Ao participar do lançamento do livro Carreiras Típicas de Estado – Desafios na Prevenção e no Combate à Corrupção, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, disse que a tarefa abordada na obra não exige apenas mudanças legislativas, mas também de cultura e comportamento social.

O lançamento ocorreu quarta-feira (20) à noite no Espaço Cultural STJ e reuniu autoridades e personalidades do meio jurídico. Com artigos de 33 autores de diversas áreas da administração pública, a obra foi organizada pela procuradora da Fazenda Nacional em São Paulo Regina Tamami Hirose.  

“Precisamos também de mudanças na cultura e no comportamento. Livros como o da procuradora Hirose colaboram com essa mudança não só no meio jurídico, mas em toda a sociedade”, afirmou Noronha.

Trazer à luz as atividades das carreiras de Estado mostra como conseguir colaboração na luta contra os desvios administrativos, acrescentou o presidente do tribunal.

“O Brasil tem feito um esforço enorme no combate à corrupção através de seus agentes públicos, e é importante concentrar forças na restauração do orgulho de ser brasileiro para as gerações futuras”, concluiu.

Interesses da sociedade

A procuradora Regina Hirose disse que a obra, cujo projeto começou em 2018, foi organizada para comemorar os 30 anos da Constituição Federal. “Queremos mostrar os avanços e os desafios no combate à corrupção e como os integrantes de carreiras típicas contribuem para isso”, afirmou. A procuradora destacou que esse trabalho deve ser sistêmico e integrar diversos órgãos e instituições.

Ela lembrou que em um contexto de desconfiança em relação às autoridades é importante mostrar à sociedade o outro lado. “Essa obra mostra as carreiras de Estado que trabalham em prol dos interesses da sociedade”, explicou.

O ministro Nefi Cordeiro, autor de um dos artigos, esclareceu que os temas do livro são extremamente sérios e sensíveis para os brasileiros. “Fui colega da procuradora Hirose e fiquei muito feliz com seu convite para participar da obra”, contou.

Em seu artigo, o ministro tratou das negociações em delações premiadas. Para ele, essas transações devem ter parâmetros claros. “Quando o Judiciário dá favores demais, a sociedade muitas vezes acaba sentindo que a Justiça não está sendo feita”, alertou.

Colaboração das carreiras

O ministro Moura Ribeiro destacou a importância das carreiras de Estado no combate sistêmico à corrupção, que não deve depender da vontade dos governantes. “O artigo do ministro Nefi, por exemplo, trata de um tema muito importante: os limites constitucionais das colaborações premiadas”, destacou o magistrado.

Ribeiro Dantas observou que a prevenção e o combate à corrupção são temas do momento. “Mostrar a colaboração de carreiras que lidam diretamente com isso, a Defensoria Pública e o Ministério Público, é muito importante. Especialmente porque são os próprios membros das carreiras que escreveram.”

Entre outras autoridades, estiveram presentes os ministros Villas Bôas Cueva e Reynaldo Soares da Fonseca.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/WHRmnxErq38/Obra-coletiva-mostra-atua%C3%A7%C3%A3o-das-carreiras-de-Estado-no-combate-%C3%A0-corrup%C3%A7%C3%A3o.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …