Projeto obriga o SUS a distribuir remédios para tratar mucopolissacaridose – Notícias

Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados

Projeto de Rafael Motta prevê ações educativas para ampliar a compreensão da doença

O Projeto de Lei 390/19 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a distribuir gratuitamente os medicamentos necessários para o tratamento da mucopolissacaridose e de seus sintomas. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A mucopolissacaridose é uma doença hereditária caracterizada pela diminuição da atividade de determinadas enzimas, substâncias que participam de reações químicas no corpo humano. Os pacientes podem apresentar sintomas como aumento do fígado e do baço, deformidade óssea, limitação articular, infecções sucessivas do trato respiratório e problemas cardíacos, entre outros.

A proposta é de autoria do deputado Rafael Motta (PSB-RN). Ele explica que o texto se baseia em projeto (PL 2747/11) debatido na legislatura passada, encerrada em janeiro, mas que acabou não votado. Para Motta, o tema precisa ser rediscutido pela Câmara.

Além da distribuição dos medicamentos, o projeto obriga a União a promover a padronização dos medicamentos usados no tratamento da mucopolissacaridose. A lista de remédios deverá ser atualizada sempre que necessário, tendo em vista a incorporação de produtos inovadores.

O texto determina ainda que o SUS deverá desenvolver ações de caráter educativo que busquem uma maior compreensão da doença e dos eu tratamento.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte Oficial: Câmara dos Deputados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …