Candidatos de todo o país realizam processo seletivo de mestrado em Direito do convênio firmado entre o CFOAB/ENA e Uninove – OAB

Mais de 200 advogados, em todo o país, participaram neste sábado (23) de um processo seletivo de bolsistas para Mestrado em Direito da parceria celebrada entre o Conselho Federal da OAB/ Escola Nacional de Advocacia (ENA) e a Universidade Nove de Julho (Uninove).

Estão sendo oferecidas 12 bolsas de estudo integrais na área de concentração Justiça, Empresa e Sustentabilidade, na qual estão as seguintes linhas de pesquisa: Justiça e o Paradigma da Eficiência (Linha de Pesquisa I) e Empresa, Sustentabilidade e Funcionalização do Direito (Linha de Pesquisa 2).

No primeiro teste do processo seletivo, os candidatos tiveram três horas para realizar a prova escrita com os conteúdos sobre os temas das áreas de concentração de cada linha de pesquisa. Uma das candidatas que realizou a prova na sede da ENA, em Brasília, avaliou a iniciativa como muito positiva.

“Esse projeto incentiva o advogado a buscar uma qualificação melhor, ainda mais com a oferta de bolsa integral, porque o investimento normal em um curso de Mestrado acaba sendo muito alto. Vale ressaltar ainda que as linhas de pesquisa ofertadas são bem interessantes e permitem que o mestrando faça pesquisas mais amplas, mas quem quiser também pode focar num tema bem específico”, afirmou uma das candidatas.

Outro candidato afirmou que a medida é fundamental para o aprimoramento dos profissionais de advocacia. “Essa facilidade de poder participar em todo o Brasil foi muito importante, garantindo a maior participação possível dos interessados. O mestrado é fundamental para o nosso aprimoramento profissional e as linhas de pesquisa são excelentes”, disse um dos concorrentes à bolsa que fez o teste em Brasília.

Além de provas na capital federal, o processo seletivo foi realizado ainda em Maceió, Manaus, Salvador, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luís, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Belém, Teresina, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Velho, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo.

Os cursos de mestrado terão início ainda no primeiro semestre de 2019. Depois da prova escrita, realizada em todo o Brasil neste fim de semana, por um sistema online, os candidatos ainda precisam passar pela segunda fase do processo seletivo, uma arguição oral, que será realizada no dia 7 de março.

Será nesta segunda fase que os candidatos selecionados terão de responder a questionamentos sobre o Projeto de Pesquisa, a consistência científica e a relevância social do Projeto, além da disponibilidade para a dedicação às atividades do Programa de Mestrado.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57027/candidatos-de-todo-o-pais-realizam-processo-seletivo-de-mestrado-em-direito-do-convenio-firmado-entre-o-cfoab-ena-e-uninove.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Homenagem ao papel histórico das mulheres nos 88 anos da OAB marca sessão do Conselho Pleno – OAB

Brasília – Na sessão do Conselho Pleno da OAB desta segunda-feira (18), as mulheres que …