Sete postos de saúde abrem neste sábado para a vacinação – Prefeitura de Curitiba/PR

Neste sábado pela manhã (23/2), sete unidades de saúde de Curitiba vão abrir para a vacinação contra a febre amarela. São elas: Moradias da Ordem (Tatuquara), Pinheiros (Santa Felicidade), Sambaqui (Ganchinho), Tancredo Neves e Sabará (CIC) e Bairro Novo (Sítio Cercado).

Este é o quarto final de semana de 2019 em que a Prefeitura oferta um dia extra para que a população se vacine contra a febre amarela. A vacinação no sábado é uma alternativa a quem não consegue comparecer nas 110 unidades de saúde de Curitiba para se vacinar contra a doença de segunda a sexta-feira.

Balanço

De 1 de janeiro até esta sexta-feira (22/2), 167.656 doses da vacina foram aplicadas nas unidades de saúde de Curitiba – 54.577 em janeiro (média de 2.480 aplicações/dia) e as outras 113.079 em fevereiro (média de 6.282/aplicações dia).

Curitiba não tem a circulação do vírus da febre amarela, mas a procura pela vacina aumentou depois da confirmação do primeiro caso da doença nos Paraná, em 28 de janeiro. Já foram confirmados quatro casos de febre amarela em 2019 no estado: um em Antonina, dois em Adrianópolis e um em Campina Grande do Sul.

O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira destaca que há vacinas para todo o público-alvo e que especialmente as pessoas que vão viajar para regiões de mata e litoral – onde o mosquito transmissor da febre amarela circula – devem estar vacinadas. “Nossa preocupação é que não se coloquem em risco nessas áreas sem estarem vacinados. A febre amarela não passa de pessoa para pessoa e sim pela picada do mosquito que está contaminado pelo vírus”, explica.

Indicação

A vacina é indicada para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade. Quem já tomou esta vacina uma vez na vida não precisa refazer.

Se a pessoa não tomou a vacina ou se não tem certeza, pode verificar se há registro na carteira vacinal fazendo um pré-cadastro no Aplicativo Saúde Já ou procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e se imunizar.

Pessoas acima de 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Ela é contraindicada a pessoas com sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave ou doença febril aguda.

A vacina é em dose única – quem já tomou uma vez não precisa tomar uma segunda dose. Em Curitiba, uma forma de verificar se há o registro da vacina para quem perdeu o cartão de vacinação é baixar o Aplicativo Saúde Já – disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS -, fazer um pré-cadastro e consultar a carteira vacinal pelo aplicativo.

Tire dúvidas sobre a febre amarela aqui.

 

Unidades de Saúde que ofertam vacina neste sábado (23/2)

8h às 13h – Unidade de Saúde Moradias da Ordem (Rua Jovenilson Américo de Oliveira, 240, Tatuquara)

8h às 13h – Unidade de Saúde Pinheiros (Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370, Santa Felicidade)

8h às 13h – Unidade de Saúde Umbará II (Rua Nicola Pellanda, 4800 – Umbará)

8h às 13h – Unidade de Saúde Sambaqui (Rua Roberto Dala Barba, 44 – Ganchinho)

8h às 12h – Unidade de Saúde Sabará (Rua Pedro Andretta, 3.030, CIC)

8h às 12h – Unidade de Saúde Tancredo Neves (R. Prof. Hilda Hank Gonçalves, 435, CIC)

8h às 13h – Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791, Sítio Cercado)

 


 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/sete-postos-de-saude-abrem-neste-sabado-para-a-vacinacao/49371.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Prefeitura homologa as inscrições para Feira do Peixe da Capital

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), publicou …