Foliões festejam pré-carnaval na avenida Marechal Deodoro – Prefeitura de Curitiba/PR

O bloco Garibaldis e Sacis arrastou uma multidão de foliões pela Avenida Marechal Deodoro neste domingo (24/02). O último evento oficial do pré-carnaval de Curitiba, antes dos desfiles das escolas de samba no próximo final de semana, foi animado com trio elétrico, marchinhas tradicionais, muitas fantasias e o cortejo real.

O rei momo, a rainha e as princesas do Carnaval 2019 também estavam lá para dançar, pular e brincar com o público.

Adultos e crianças se divertiram na festa do Garibaldis e Sacis. A família Souza Rodrigues, moradora do bairro Cajuru, compareceu em peso. Doze pessoas, entre tios e primos, montaram o bloco “O importante é ser feliz. Bora se divertir”. Eles estamparam o lema na camiseta e se posicionaram na linha de frente do trio elétrico. “A gente vem aqui há quatro anos. É maravilhoso. Dá para se divertir e é bem ‘família’. Isso é que é bacana”, disse Karina Rodrigues, representante do clã.

O casal  Shandali e Maikon Costa, que já havia levado a pequena Yanne, de 2 anos, à festa dos Garibaldinhos no início do mês, voltou para a folia. Desta vez, vestidos de personagens da série “A Casa de Papel”. “Não dá pra perder. Estamos aqui de novo, pois é muito divertido”, disse Shandali.

Vestidas de bruxinhas, as amigas Juliane, Ecchili, Jeniffer e Larissa, moradoras do Campo Comprido, passaram a semana se preparando para a festa. “É nossa primeira vez aqui e com certeza viremos nas próximas”, garantiu Larissa.

Há quem aproveita os festejos pré-carnavalescos para brincar e também conscientizar o público sobre alguns cuidados durante o carnaval. Psicólogos representantes do Conselho Regional de Psicologia do Paraná formaram o bloco “Bebeu água?”, por um carnaval com mais saúde. Enquanto se divertia, o grupo distribuía material informativo com dicas como: beber água com frequência, não exagerar na bebida, usar preservativos e repudiar qualquer tipo de violência ou assédio.

“Este foi o segundo ano que realizamos essa ação. No ano passado, ela deu bons resultados”, contou a psicóloga Grazielle Tagliamento, coordenadora do Núcleo de Diversidade de Gênero do Conselho de Psicologia.

Tem Carnaval

“Curitiba tem carnaval sim, e é muito bom”, defendeu o rei momo Felipe Paz, em seu primeiro reinado. Com apenas 23 anos, ele foi eleito no dia 14 de fevereiro junto com a rainha e as duas princesas, e desde então tem animado os ensaios das escolas de samba e outros festejos carnavalescos pela cidade. “Quem participa dos ensaios das escolas ou vem assistir aos blocos e desfiles se surpreende. Nosso carnaval evoluiu muito nos últimos anos”, afirmou Felipe.

A rainha Aline Cristina brincou com os foliões e contou que a experiência é emocionante. “As pessoas nos procuram, querem conversar, nos parabenizar e sempre comentam que o cortejo é muito bonito e unido”, disse.

Com a apresentação deste domingo, o bloco Garibaldis e Sacis encerra a sua participação na programação oficial do Carnaval. Os próximos eventos são os desfiles das escolas de samba, nos dias 2 e 3 de março, também na Avenida Marechal Deodoro.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/folioes-festejam-pre-carnaval-na-avenida-marechal-deodoro/49383.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …