Embaixadora da Venezuela visita Plenário do Senado — Senado Notícias

A embaixadora da Venezuela, María Teresa Belandria, esteve no Plenário do Senado nesta terça-feira (12). O senador Carlos Viana (PSD-MG) explicou que ela trouxe aos senadores a preocupação de que o presidente encarregado do país, Juan Guaidó, seja preso na Venezuela nos próximos dias e de que a Assembleia Nacional do país possa ser dissolvida.

Segundo Viana, o presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), irá nomear uma comissão externa com seis senadores para acompanhar, em tempo integral, a situação da Venezuela, inclusive propondo uma reunião em campo neutro, possivelmente no Panamá, país da América Central, considerado neutro, sede do Parlamento Latino-Americano e Caribenho (Parlatino).

— Será para que nós possamos evitar o agravamento da situação dentro daquilo que o Brasil sempre protagonizou, de não ingerência nos assuntos externos, mas apenas de solidariedade aos países vizinhos que compõem a nossa comunidade latino-americana. Então, fica aqui o nosso abraço, a nossa solidariedade à embaixadora Belandria e o nosso agradecimento, em nome de todo o Senado pela visita e pela confiança nesta Casa e nos nossos princípios democráticos —afirmou.

O senador Luiz do Carmo (MDB-GO) alertou para a possibilidade de fechamento do Parlamento venezuelano e convocou os colegas a ajudar aquele país a encontrar a melhor solução para a crise que enfrenta atualmente.

— Independentemente da sua posição quanto à crise da Venezuela, se vossas excelências reconhecem ou não Juan Guiadó como presidente, a possibilidade de fechar o Parlamento é muito grave contra a democracia, é um absurdo, e não podemos ignorar isso. Não podemos ficar parados e aceitar sentados que isso aconteça — afirmou Luiz do Carmo.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, garantiu que o Senado acompanha de perto os acontecimentos na Venezuela e se solidariza com o povo venezuelano.

— O Senado da República recebeu o presidente interino, Juan Guaidó, acompanhado de vários parlamentares do congresso venezuelano, e se manifestou solidariamente à situação que vive aquele país. Eu recolho as palavras e as ponderações de Vossa Excelência e volto a afirmar que o Senado e o governo brasileiro reconhecem nele a autoridade de presidente daquele país — reforçou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/03/12/embaixadora-da-venezuela-visita-plenario-do-senado.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

TV Senado apresenta documentário inédito com Marco Maciel — Senado Notícias

Em entrevista inédita, o ex-presidente da República e ex-senador Marco Maciel revelou fatos interessantes da …