Você sabia que os candidatos já foram responsáveis pela confecção das cédulas de votação? — Tribunal Superior Eleitoral

Você sabia que, no passado, o custo da confecção das cédulas de votação e a distribuição delas aos eleitores eram de responsabilidade de cada candidato? E que, após preencher a quantidade de cédulas correspondentes aos cargos em disputa, o eleitor deveria depositá-las na urna no dia reservado à votação? Essa é uma das 87 curiosidades apresentadas na série de vídeos que está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no YouTube e também nas redes sociais da Justiça Eleitoral (JE). A série marca os 87 anos da JE, comemorados no dia 24 de fevereiro.

A cédula única com a opção para marcar todos os votos no mesmo papel foi criada por um servidor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Ibsen da Costa Manso, que não chegou a ver a cédula em utilização nas eleições. Ele morreu em um acidente com um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) durante uma viagem a serviço da Justiça Eleitoral.

A opção de uma única cédula surgiu como forma de eliminar fraudes, uma vez que era comum que cabos eleitorais distribuíssem cédulas falsas para que eleitores votassem duas vezes em determinado candidato. Era o chamado “voto formiguinha”.

Assista aos 18 vídeos da série e conheça mais sobre a evolução do voto ao longo das últimas décadas. A história mostra que a forma atual de votação, por meio da urna eletrônica e com a identificação do eleitor por meio das impressões digitais, é um avanço que deve ser valorizado cada vez mais.

Os vídeos estão disponíveis em uma playlist. A cada três dias, contados a partir do aniversário da Justiça Eleitoral, novos vídeos são disponibilizados na página da Justiça Eleitoral no YouTube. O material também pode ser acessado nas páginas do Facebook, do Instagram (@tsejus) e do Twitter (@tsejusbr) da Justiça Eleitoral.

CM/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Marco/voce-sabia-que-os-candidatos-ja-foram-responsaveis-pela-confeccao-das-cedulas-de-votacao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

TSE realiza levantamento nacional para definir onde ocorrerá a primeira etapa de emissão do DNI — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está se preparando para iniciar a primeira etapa de emissões …