Caderno de Berçário é lançado no aniversário do programa – Prefeitura de Curitiba/PR

Os 12 anos do programa Mama Nenê, que incentiva e possibilita o aleitamento materno em equipamentos públicos, foi comemorado nesta quarta-feira (13/3) no Centro Universitário UniDomBosco, no Parolin.

O encontro marcou o lançamento do Caderno Educação e Saúde: Orientações para o Trabalho nos Berçários e serviu para a entrega de certificados a 219 unidades de educação infantil que atingiram os dez passos propostos pelo programa. Também houve menções honrosas para pedagogas, professores, lactarias e agentes administrativas envolvidas no programa.

Desde o lançamento, em 2007, o Mama Nenê – desenvolvido em parceria pelas secretarias municipais da Educação e da Saúde – já beneficiou mais de seis mil crianças e suas famílias. Pelo programa, as mães têm nos Centros Municipai de Educação Infantil (CMEIs) e nos Centro de Educação Infantil (CEIs) contratados pela Prefeitura um local reservado para amamentar os filhos ou retirar o leite.

Outros espaços públicos, como escolas municipais, unidades de saúde, Ruas da Cidadania e a Secretaria Municipal da Educação mantém espaços do Mama Nenê. “Esse é um dia para falar da vida, da sua essência, do aconchego, do amor e da forma como Curitiba cuida e educa os seus bebês e acolhe as suas famílias”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Ela destacou o caráter intersetorial do programa e abordou algumas das ações que resultam na promoção e garantia da vida das crianças de 0 a 2 anos. “É preciso lembrar que a segurança do bebê se nutre no seio da mãe, mas também no seio familiar. O programa Mama Nenê incentiva que pais, avós e outros familiares se unam no cuidado e na proteção da criança”, disse Maria Sílvia.

Para superintendente de gestão e saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Tânia Pires, o evento comemorativo serviu para apresentar o eficiente movimento entre educação e saúde em prol dos curitibinhas. “Que os nossos bebês possam, por meio da amamentação, desenvolver toda sua capacidade emocional e cognitiva”, disse Tânia.

Caderno para Bercários

A secretrária Maria Sílvia apresentou aos participantes, em primeira mão, o novo Caderno para Berçários, produzido em parceria entre as equipes da Educação e Saúde. O material foi distribuído aos diretores das unidades e está disponível no portal Cidade do Conhecimento.

Ele serve como guia de orientações para os profissionais que trabalham com crianças de 0 a 2 anos, na educação infantil. Apresenta estruturas adequadas de espaços para os bebês, explora aspectos pedagógicos fundamentais no processo de desenvolvimento da criança, nas atividades diárias de alimentação, higiene e segurança, prevalecendo a atuação e o vínculo do profissional.

Reconhecimento

Também foram entregues 219 certificados, reconhecendo CMEIs e CEIs contratados e escolas municipais que cumprem as medidas relacionadas pelo programa para incentivo ao aleitamento materno.

Foi a primeira vez que os profissionais envolvidos na realização dos passos do programa foram homenageados com menções honrosas.

 

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/caderno-de-bercario-e-lancado-no-aniversario-do-programa/49581.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Ruas da Cidadania recebem exposição sobre mães de santo – Prefeitura de Curitiba/PR

A exposição “Mães de Santo, seus ritos, festas e celebrações aos Orixás”, sobre a vida …