Humberto Costa defende revogação do decreto presidencial que facilita posse de armas — Senado Notícias

O senador Humberto Costa (PT-PE) pediu a revogação do decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, que facilita a posse de armas de fogo, assinado no dia 15 de janeiro deste ano. O texto do decreto permite aos cidadãos residentes em área urbana ou rural manter arma de fogo em casa, desde que cumpridos os requisitos definidos pela Polícia Federal.

— A própria opinião pública já deixou claro que não concorda com a liberalização do uso das armas e nós devemos nos debruçar seriamente menos em factoides, como decretos e pacotes anticrime, e mais em ações substantivas e consistentes que nos ofereçam soluções mais duradouras e efetivas no combate a essa chaga social que ceifa tantas vidas e faz sangrar a família brasileira — disse ele, em Plenário, nesta quinta-feira (14).

Depois de condenar a chacina ocorrida na quarta-feira (13) na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), Humberto Costa acredita que os dois jovens assassinos, autores dos disparos que mataram estudantes e funcionários da escola, foram influenciados pela política de defesa das armas promovida pelo presidente Bolsonaro.

— Não há como nós não enxergarmos nesses dois jovens, um deles, pelo menos, defensor e apoiador de Bolsonaro nas redes sociais, as digitais do discurso de ódio propagado permanentemente pelo presidente não só no período de campanha, mas também no exercício do cargo para o qual foi eleito. Bolsonaro e os que agem como ele influenciam autores de tragédias como essa.

O senador disse que não é escoando mais armas para a sociedade que o Brasil vai conter os homicídios e reduzir a violência.

— A segurança pública é um monopólio constitucional do Estado. Ela não pode ser terceirizada, ninguém pode oferecer ao cidadão a ideia de que ele possa ter uma arma e sair por aí fazendo justiça pelas próprias mãos, que ele sai resolvendo suas diferenças na troca de tiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/03/14/humberto-costa-defende-revogacao-do-decreto-presidencial-que-facilita-posse-de-armas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Agente público investigado por violência doméstica pode ter salário suspenso — Senado Notícias

Foi apresentado no Senado um projeto (PL 994/2024) que endurece as consequências para agentes públicos …