OAB participa de sessão especial no Senado pelos 98 anos da Folha de São Paulo – OAB

Brasília – O vice-presidente nacional da OAB, Luiz Viana Queiroz, participou na manhã desta quinta-feira (14) da sessão especial pelos 98 anos do jornal Folha de São Paulo, ocasião que também marcou uma homenagem póstuma ao jornalista Otávio Frias Filho, ex-diretor de redação da Folha.

A sessão foi presidida pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO), responsável pelo requerimento da realização, e teve na mesa de honra, além dela, as presenças de Luiz Viana, do ministro Gilmar Mendes, representando o Supremo Tribunal Federal (STF); do vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto; de Maria Cristina Frias, irmã de Otávio e diretora de redação da Folha; de Ricardo Pedreira, diretor da Associação Nacional de Jornais (ANJ); e do jornalista Josias de Souza.

Na solenidade, o vice-presidente nacional da Ordem citou o texto “A imprensa e o dever da verdade”, escrito por Rui Barbosa em 1920 e que diz, entre outras passagens, que a imprensa é a vista da Nação, pois ‘por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça’. 

“Trago o abraço da Ordem dos Advogados do Brasil à Folha de São Paulo e à família de Otávio Frias. A imprensa livre e as liberdades de expressão e de imprensa são valores centrais de nossa nação. Entre 2010 e 2017, o Brasil foi o segundo país da América Latina em mortes de jornalistas no exercício da profissão ou em crimes ligados a ela. É preciso, então, reforçar os valores citados, pois não há democracia sem liberdade de imprensa, que, por sua vez, é direito fundamental. Da mesma forma, não há democracia sem respeito aos direitos humanos e sem transparência”, disse Viana.

Além dos integrantes da mesa, também fizeram saudações ao jornal e ao jornalista Otávio Frias Filho os senadores Weverton (PDT-MA), Eliziane Gama (PPS-MA), Jorge Kajuru (PSB-GO), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Wellington Fagundes (PR-MT), José Serra (PSDB-SP), Humberto Costa (PT-PE) e Renan Calheiros (MDB-AL).  

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57056/oab-participa-de-sessao-especial-no-senado-pelos-98-anos-da-folha-de-sao-paulo.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …