Angelo Coronel manifesta preocupação com a continuidade do Sistema S e o apoio à indústria — Senado Notícias

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) manifestou preocupação, nesta sexta-feira (15) com o futuro de duas instituições do Sistema S, que compreende o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Apredizagem Industrial (Senai), que existem há mais de 70 anos.

— Após perder o Ministério que a representava, hoje transformado em mera Secretaria Especial, a indústria brasileira enfrenta a ameaça de ficar sem parte significativa dos importantes serviços prestados pelo Sesi e pelo Senai — declarou.

O senador apresentou diversos dados sobre o trabalho realizado pelo Sesi e pelo Senai. Disse, por exemplo, que o Senai em 2017 ofertou 2,4 milhões de matrículas em educação profissional e atendeu mais de 19 mil empresas com serviços técnicos e tecnológicos. No mesmo período, segundo o senador, o Sesi realizou 1,2 milhão matrículas em educação regular, continuada e em ações de elevação de escolaridade.

— Vivemos um momento decisivo, que exige a união de esforços para a que o Brasil possa enfrentar com êxito os desafios da desigualdade econômica e social. Para isso, precisa melhorar substancialmente seu desempenho em áreas essenciais, como educação e saúde do trabalhador — disse o senador.

Revolução tecnológica

Ele também observou que o país precisa avançar em tecnologia e inovação, para garantir competitividade e sustentabilidade à indústria, diante da intensa revolução tecnológica em curso no mundo, a “indústria 4.0′ — fenômeno do qual o Brasil não pode ficar à margem.

Para o senador a qualidade é a marca dos serviços do Sesi e do Senai e como prova citou que mais de 90% das indústrias preferem alunos oriundos do Senai no momento da contratação. Pesquisa realizada pelo Ibope para a Confederação Nacional da Indústria indicou que mais de 89% da população brasileira avaliam os serviços do Sesi como “ótimos” ou “bons”, enquanto que 92% têm a mesma opinião sobre o Senai.

— Afirmo, com plena convicção, que Sesi e Senai há décadas contribuem para a competitividade de nossa indústria e para transformar sonhos pessoais em realidade — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/03/15/angelo-coronel-manifesta-preocupacao-com-a-continuidade-do-sistema-s-e-o-apoio-a-industria.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Proposta inclui trabalho doméstico não remunerado no PIB – Notícias

Will Shutter/Câmara dos Deputados Luizianne Lins: “A valorização desse tipo de trabalho, produzido quase que …