Crianças assistidas pelo Brincras Kantian visitam Museu Afro Brasil em São Paulo – Notícias – Prefeitura Municipal de Itapeva

Atividades tiveram o objetivo de conscientizá-las sobre a contribuição dos povos negros na formação da identidade cultural do povo brasileiro

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS Cantinho das Famílias em parceria com o Pólo Regional Itapeva do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo realizou nesta semana com as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Brincras Kantian
uma ação socieducativa com enfoque em educação para as relações étnico raciais.

Na segunda-feira, 11 de março, o professor de história, Carlos Eduardo da Silva, ministrou uma palestra sobre as relações étnicos raciais e os atendidos participaram de uma oficina, os quais foram convidados a conhecer a história e a confeccionar bonecas Abayomi. Durante a vivência foram propostas reflexões sobre a identidade afro-brasileira, racismo, preconceito e herança cultural, a partir da experiência estética criativa e lúdica da construção das bonecas. Abayomis, trata-se de um presente precioso que simboliza o amor e a resistência negra.
Os trabalhos culminaram na visita ao Museu Afro Brasil, em São Paulo nesta quinta-feira, 14 de março.

“Essa ação teve por objetivo principal o de conscientizar o público atendido sobre as principais contribuições dos povos negros na formação da identidade cultural do povo brasileiro, visando preparar as crianças e os adolescentes para adquirirem uma consciência crítica com atitudes positivas de respeito e valorização étnico-racial”, esclarece a coordenadora do Cras Cantinho das Famílias Quitéria Fernandes Yamasaki.

Para Mayra dos Santos, coordenadora do Pólo do Projeto Guri, “Foi uma experiência incrível e que ficará marcado na vida de todos. Buscamos, promover a aproximação entre os alunos e o acervo exposto no museu a fim de trabalhar a valorização da cultura africana e afro-brasileira e consequentemente desconstruir preconceitos”.
“Muito gratificante poder contribuir com o aprendizado das crianças e adolescentes, tendo em vista que o museu está repleto de memórias, de lembranças, de imagens de orgulho, sofrimento, conquista e competência dessa população que formou a nossa nação”, ressalta o secretário Luciano de Oliveira.

Fonte Oficial: https://www.itapeva.sp.gov.br/noticia/criancas-assistidas-pelo-brincras-kantian-visitam-museu-afro-brasil-em-sao-paulo/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Professores nomeados devem manifestar interesse até dia 20

Os professores nomeados nos concursos da rede municipal de ensino para Educação Infantil e Anos …