Feira das Cooperativas estreia em frente à Praça Osório, no Centro – Prefeitura de Curitiba/PR

Moradora do Centro, a professora Aline Barbosa, 28 anos, foi surpreendida com frutas e verduras à venda, nesta sexta-feira (15/3), em plena Travessa Jesuíno Marcondes, em frente à Praça Osório. As barracas repletas de alface, cenoura, tomate, couve, milho e geleias artesanais de frutas, vindos diretamente de propriedades rurais da Grande Curitiba, fazem parte da Feira das Cooperativas, que começou a funcionar no local dentro das celebrações pelos 326 anos de Curitiba. O aniversário da capital será comemorado no dia 29 de março.  

A Feira das Cooperativas estreou em teste, inicialmente, com barracas de hortifrutigranjeiros (convencionais e orgânicos) de agricultores da Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Solidária de São José dos Pinhais (Copasol), da Cooperativa de Processamento de Alimentos da Agricultura Familiar e Solidária de Agudos do Sul (Copasol Sul), da Cooperativa Central de Reforma Agrária (CCA Paraná) e da Cooperativa Terra Livre.

“É muito bom ver estes produtos à venda aqui, bem no Centro. Vou vir sempre”, afirmou Aline, que poderá adquirir hortifrutigranjeiros no novo ponto todas as sextas-feiras, das 8h às 14h.  

A terapeuta Edna Ferreira, 51 anos, também pretende vir toda semana para fazer compras na Feira das Cooperativas. “A qualidade é muito boa e a gente ainda pode conversar com os agricultores e saber como eles produzem”, disse ela, que voltou para casa, nas Mercês, com sacolas cheias de couve, alface, mandioca, tomate, pepino e abóbora.

Pró-Metrópole

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), Luiz Gusi, lembrou que a Feira das Cooperativas é uma iniciativa da Prefeitura através do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole). “Além da abertura da feira, estamos capacitando agricultores de 11 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, através de uma parceria com o Sebrae-PR”, observou ele.

Segundo Gusi, as iniciativas têm como objetivo valorizar a agricultura familiar regional junto ao mercado consumidor curitibano, apostando na maior oferta de produtos e melhor qualidade dos alimentos cultivados pelos produtores da Grande Curitiba.

O convênio com o Sebrae-PR, por exemplo, beneficia produtores familiares de Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Agudos do Sul, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Piraquara, Colombo, Tijucas do Sul, Araucária e Morretes.

Aline Pasda, presidente da Copasol Sul, comemorou a oportunidade de poder vender os produtos dos agricultores associados diretamente à população. “A gente vai poder entender melhor os gostos da população, saber o que podemos melhorar e também oferecer mais opções”, avaliou ela, que representa cerca de 50 produtores de Agudos do Sul.

Além das barracas de hortifrutigranjeiros, a Feira das Cooperativas tem um trailer de salgados e área de alimentação coberta.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/feira-das-cooperativas-estreia-em-frente-a-praca-osorio-no-centro/49602.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Encontro de literatura recebe José Francisco Botelho e Lea Masina

O projeto Os Livros de Nossa Vida desta segunda-feira, 13, às 18h30, vai receber duas …