Memórias Femininas da Construção de Brasília é tema de exposição no STF – STF

Documentos, objetos e imagens das primeiras construções de Brasília podem ser vistos no Supremo Tribunal Federal, na exposição “Memórias Femininas da Construção de Brasília”. A mostra resgata o período por meio do olhar das mulheres pioneiras, vindas de todas as partes do Brasil na década de 1950. “Mulheres guerreiras e talentosas que contribuíram para erguer a Brasília de hoje, patrimônio cultural da humanidade e metáfora arquitetônica do espírito cívico e democrático do nosso país”, afirmou o presidente do STF, ministro Dias Toffoli.

Instalada no Hall dos Bustos do edifício sede do STF, a exposição reproduz, em espaços cenográficos, a ambientação do universo feminino da época com peças originais da década de 60 (utensílios, mobiliário, vestuário e até mesmo automóveis). Segundo a curadora, Tânia Fontenele, a proposta é resgatar as memórias de mulheres que exerceram as mais diversas funções, “contribuindo silenciosamente para a construção da nova capital”. Há, também, imagens femininas coletadas de revistas e propagandas da época.

O documentário “Poeira & Batom – 50 mulheres na construção de Brasília” também integra a mostra e apresenta entrevistas com mulheres pioneiras e filmes históricos.

A exposição é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, durante todo o mês de março e início de abril. 

 

Fonte Oficial: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=405836.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

1ª Turma realiza sessão extraordinária nesta terça-feira (7) – STF

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) se reúnem às 9h desta …