Perde a validade MP que antecipava recursos para perícias do INSS — Senado Notícias

Perdeu a validade nesta quinta-feira (14) a medida provisória que acelerava a liberação de recursos para perícias médicas de revisão ou concessão de benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A MP 854/2018 foi publicada em outubro do ano passado, mas não chegou a ser votada em nenhuma das casas do Congresso Nacional.

Em janeiro deste ano, uma nova MP sobre o tema foi editada pelo governo federal. A MP 871/2019 estabelece bônus para os peritos médicos na revisão de benefícios com suspeitas de irregularidades. A previsão é desembolsar R$ 339,3 milhões em 2019 e 2020, oriundos do cancelamento de despesas inicialmente previstas para criação e provimento de cargos e funções.

Os processos contra o INSS são abertos nos juizados especiais federais pelos segurados que tiveram benefícios por incapacidade — como aposentadoria por invalidez e auxílio-doença — recusados ou cancelados após exame pericial. A judicialização dos benefícios cresceu em 2018, segundo o governo, com o pente-fino realizado pelo instituto, que cancelou mais de 450 mil benefícios até junho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/03/14/perde-a-validade-mp-que-antecipava-recursos-para-pericias-do-inss.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …