Prefeitura quer fortalecimento da política de igualdade racial – Prefeitura de Curitiba/PR

O assessor de Políticas de Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar Silva, Candiero, esteve em Brasília, nesta quinta-feira (14/3), com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena, e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira da Silva, com intuito de gerar a possibilidade de um termo de cooperação com o município.

Na próxima semana, Sandra Terena virá a Curitiba para abertura do curso de formação sobre o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que será ministrado nos dias 19 e 20 de março, a servidores da Prefeitura, na Casa da Mulher Brasileira. Além disso, o prefeito Rafael Greca irá recebê-la na quarta-feira (20/3) para dialogar sobre a implementação das políticas de promoção da igualdade racial e a construção do Plano Municipal.

“O objetivo deste governo é estar perto das comunidades tradicionais e para isso precisamos desenvolver políticas públicas de forma transversal com os municípios”, disse Sandra. “A visita do Candiero representa o início de uma grande parceria institucional com o município de Curitiba, que já é um exemplo nacional por sediar Kakané Porã, primeira aldeia indígena urbana do sul do Brasil.”

 

LEIA MAIS:

 

Candiero apresentou as ações da Prefeitura de Curitiba em prol da igualdade de direitos e preservação da cultura negra, combate à intolerância religiosa, visibilidade da arte e protagonismo de mulheres e homens afro-curitibanos na história da cidade.

“O maior avanço da cidade foi à adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, assinada em novembro de 2018 pelo prefeito Rafael Greca”, afirmou Candiero. O assessor de Políticas de Igualdade Racial de Curitiba chegou Brasília na última quarta-feira (13/3) e também sinalizou a busca de recurso federal para a revitalização da Praça Zumbi dos Palmares.

“Queremos levar um centro de referência da arte e da cultura afro, tornando a praça um atrativo turístico, cultural e educativo, um local para a preservação da história e expressão povo africano e afro-brasileiro em Curitiba”, disse Candiero. Segundo ele, no encontro com Sandra Terena, também foram discutidas as possibilidades e os desafios da implementação do Estatuto da Igualdade Racial.

Participaram do encontro representantes da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial: o coordenador-geral de gestão, Rodrigo José Henrique de Faria; o assessor Jarbas Luiz Lopes de Aragão; o diretor do Departamento de Promoção da Igualdade Racial para Povos e Comunidades Tradicionais, Pedro Pontual Machado; o coordenador-geral de Políticas para as Comunidades Quilombolas, Davi Lima Valente Calazans; o diretor do Departamento de Igualdade Racial, Mario Igor Shimura; e a coordenadora-geral de Promoção da Igualdade Racial, Gabriela Cruz da Silva.

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-quer-fortalecimento-da-politica-de-igualdade-racial/49604.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Prefeitura homologa as inscrições para Feira do Peixe da Capital

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), publicou …