Saiba onde se vacinar contra febre amarela neste sábado – Prefeitura de Curitiba/PR

Neste sábado (16/3), a Prefeitura vai ofertar a vacina contra febre amarela em sete unidades de saúde. São elas: Jardim Gabineto, Sabará, Taiz Viviane Machado e Oswaldo Cruz, na CIC; Parigot de Souza e Salvador Allende, no Sítio Cercado; e Vila Machado, no Pinheirinho.

O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira, destaca que vacina é a principal forma de prevenção da doença. “As pessoas devem se vacinar, especialmente as que vão viajar para regiões de mata e litoral, onde o mosquito transmissor da febre amarela circula”, explica.

Intensificação

A vacinação aos sábados é uma alternativa para quem não consegue comparecer às unidades de saúde de segunda a sexta-feira. Esse é o sexto fim de semana que a Prefeitura promove a ação.

Além da oferta aos sábados, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira em 110 unidades de saúde de Curitiba.

Curitiba não tem a circulação do vírus da febre amarela, mas desde a confirmação do primeiro caso no Paraná, em 28 de janeiro, a procura pela vacina aumentou.

Já são oito casos de febre amarela confirmadas no estado: dois em Morretes, dois em Adrianópolis, dois em Curitiba, um em Antonina e um em Campina Grande do Sul.

Oliveira esclarece que os casos confirmados em Curitiba são importados. “As pessoas adoeceram em outros municípios, durante viagens. E não eram vacinadas”, explica Oliveira.

Balanço

Do início do ano até esta sexta-feira (15/3), 235.616 doses da vacina foram aplicadas nas unidades de saúde de Curitiba. Nos últimos dez anos, 790.156 mil pessoas foram imunizadas em Curitiba.

Indicação

A vacina é indicada para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade. É em dose única – quem já tomou uma vez não precisa tomar uma segunda dose.

Em Curitiba, uma forma de verificar se há o registro da vacina para quem perdeu o cartão de vacinação é baixar o Aplicativo Saúde Já – disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS -, fazer um pré-cadastro e consultar a carteira vacinal.

Pessoas acima de 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Ela é contraindicada a pessoas com sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave ou doença febril aguda.

 


 

Unidades que ofertam a vacina contra a febre amarela neste sábado
8 às 13h – Unidade de Saúde Vila Machado (Rua Laudelino Ferreira Lopes, 2.959, Pinheirinho)

8 às 13h – Unidade de Saúde Parigot de Souza (Rua João Eloy de Souza, 111, Sítio Cercado)

8 às 13h – Unidade de Saúde Salvador Allende (Rua Celeste Tortato, s/n, Sítio Cercado)

8 às 12h – Unidade de Saúde Sabará (Rua Pedro Andretta, 3.030, CIC)

8 às 12h – Unidade de Saúde Taiz Viviane Machado (Rua Gastão Natal Simone, 5, CIC)

8 às 12h – Unidade de Saúde Oswaldo Cruz (Rua Pedro Gusso, 3.749, CIC) 

8 às 12h – Unidade de Saúde Jardim Gabineto (Rua Eng. João Visinoni, 458, CIC)

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/saiba-onde-se-vacinar-contra-febre-amarela-neste-sabado/49606.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Famílias atingidas por alagamento de fevereiro recebem móveis – Prefeitura de Curitiba/PR

Famílias que tiveram as casas alagadas durante o temporal que atingiu Curitiba, em fevereiro, começaram …