TSE reforça número de servidores da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias — Tribunal Superior Eleitoral

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, ampliou, por meio da Portaria TSE nº 198, de 13 de março de 2019, o número de servidores da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) da Corte. A área passará a contar, agora, com uma equipe de 34 servidores, dos quais 15 serão contadores, o que significa um aumento de 50% no total de especialistas no tema.

O aumento do quadro da Asepa decorre de decisão da magistrada em transformar cargos vagos de provimento efetivo no Tribunal, para que fossem criados quatro cargos de Analista Judiciário (Área Administrativa/Especialidade Contabilidade) para a Assessoria. Com a iniciativa, o TSE atende a uma das recomendações contidas no relatório final da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (MOE/OEA) – que acompanhou as Eleições de 2018 no Brasil – de fortalecer o setor de fiscalização de contas eleitorais e partidárias da Justiça Eleitoral brasileira. O relatório da Missão de Observação foi divulgado no dia 6 de março, durante a sessão do Conselho Permanente da OEA, em Washington, D.C., nos Estados Unidos.

Na sessão plenária de quinta-feira (14), durante o julgamento da prestação de contas do Diretório Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), a ministra Rosa Weber destacou que a questão da prestação de contas de recursos públicos é um tema sensível que merece especial atenção do Tribunal. Na ocasião, a presidente afirmou aos integrantes da Corte que a mudança na estrutura da Asepa era uma otimização necessária, sem prejuízo de uma alteração estrutural do próprio sistema de prestação de contas.

A partir da publicação da Portaria TSE nº 198, decorrerão os prazos para a nomeação desses servidores.

EM/JB, DM

 

 

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Marco/tse-reforca-numero-de-servidores-da-assessoria-de-exame-de-contas-eleitorais-e-partidarias.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Credenciamento da imprensa para audiência pública sobre decisão do STF no INQ 4435 termina nesta quinta (2) — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, nesta sexta-feira (3), audiência pública a fim de colher …