Centro de Memória preserva história da Câmara Municipal de São Paulo

DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

Ocupado em preservar a longa trajetória da Câmara Municipal de São Paulo, em atividade desde o século XVI, o Centro de Memória foi fundado em 2016 com o objetivo de organizar, preservar e difundir informações e materiais históricos relativos à instituição parlamentar paulistana. O documento mais antigo do acervo, a primeira ata da Casa, data de 1562.

O Centro de Memória é formado por uma vasta documentação composta por vários volumes de atas e anais, livros e documentos que se encontram na Secretaria de Documentação da Câmara, assim como fotos e materiais audiovisuais do Centro de Comunicação Institucional. Também é possível obter informações sobre o acervo de obras de arte do Palácio Anchieta, sede da Câmara.

A proposta do Centro de Memória é fornecer ferramentas para a reflexão acerca da organização do poder político local e a atuação da Câmara ao longo do tempo, a partir da organização das informações nas diversas fases de sua história.

Para acessar o material histórico da Câmara, o cidadão deve procurar o Centro de Memória na aba Institucional do Portal da Câmara, no alto da página.

Ou clicar diretamente no banner Centro de Memória CMSP, localizado na primeira página do portal. Ali é possível conhecer registros do passado político, social e cultural paulistano através de uma linha do tempo, que começa em 1446 e segue até hoje, passando pela formação da Câmara Municipal de São Paulo e a formação da cidade, desde a promulgação da Lei Orgânica.

Também podem ser pesquisados os perfis de ex-vereadores da Casa, assim como consultar informações sobre o acervo de obras de arte do Palácio Anchieta.

É ainda pesquisar informações sobre documentos históricos, prêmios institucionais, livros, Projetos de Lei, atas e anais da Câmara Municipal, bem como sobre leis e comissões. Também estão disponíveis publicações séries especiais com documentários, entrevistas e reportagens a respeito da história do Legislativo paulistano.

Para mais informação sobre o Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo, procure nossa Ouvidoria aqui.

 

 

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/centro-de-memoria-preserva-historia-da-camara-municipal-de-sao-paulo/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Renda Básica de Cidadania será debatido em audiência pública na Câmara

Atualizado em (10/08/2019 – 08h00) | Audiência Pública, Cidade, Geral, Notícias, Projetos …