Secretaria de Saúde realiza campanha de combate à tuberculose até o dia 25 de março – Notícias – Prefeitura Municipal de Itapeva

Todas as unidades de saúde das zonas rural e urbana de Itapeva farão exames de prevenção à doença

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAE – Serviço de Assistência Especializada em Moléstias Infecciosas, realizará até o dia 25 de março, campanha de intensificação no combate à tuberculose. Todas as unidades de saúde das zonas urbana e rural farão exames de prevenção à doença, de segunda a sexta-feira. A iniciativa também tem o objetivo de promover atividades educativas, visando combater a moléstia.

A doença que mata por ano cerca de 2 milhões de pessoas, possui o tratamento e também a cura. A transmissão se dá de pessoa para pessoa, por meio da respiração, tosse e fala. O sintoma mais característico é a tosse por mais de 2 semanas (com ou sem escarro), acompanhada ou não de febre no final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso e cansaço.

A gerente técnica do SAE, Karen Grube, explica que são necessários para o tratamento, medicamentos diários específicos por um período de 6 meses sem interrupção. “ Em Itapeva, ele é realizado no SAE, em parceria com a unidade de saúde mais próxima à residência do paciente. O posto de saúde também faz o acompanhamento da medicação”, orienta Karen Grube.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi, explica que é de suma importância a realização dos exames para prevenção da doença. “É recomendável orientar as pessoas que estão tossindo há mais de duas semanas, para que compareçam à unidade de saúde mais próxima de sua casa e realizem o exame diagnóstico”, enfatiza.

As unidades de saúde funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na zona rural, o atendimento é das 7h às 16h. Em 2018, foram diagnosticados 21 pacientes no município. Mais informações sobre a doença, podem ser obtidas, pelo telefone 3522 – 2365.

 

Fonte Oficial: https://www.itapeva.sp.gov.br/noticia/secretaria-de-saude-realiza-campanha-de-combate-a-tuberculose-ate-o-dia-25-de-marco/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …