Após denúncia, canil clandestino é fechado com 43 cães de raça – Prefeitura de Curitiba/PR

Uma nova ação conjunta de fiscalização da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (19/3), resultou na apreensão de 43 cães de raça em um canil clandestino no bairro Lamenha Pequena, região Norte da cidade.

A denúncia foi feita via Central 156. Ao chegar ao local, os fiscais, veterinários e policiais se depararam com os animais em condição de maus-tratos em baias pequenas e em meio a bastante sujeira, além de seringas e medicamentos vencidos.

“Ainda havia fortes evidências de criação para comércio ilegal de cães”, contou a chefe da Rede de Proteção Animal, Vivien Midori Morikawa.

O responsável foi autuado pelo município em R$ 21 mil e levado para a delegacia para lavrar o termo circunstanciado. Os animais ficarão sob a guarda de um fiel depositário até a conclusão do processo. Assim que estiverem em condições, serão encaminhados para adoção responsável.

É crime

Deixar um animal sem abrigo adequado, privá-lo de alimento e água, feri-lo e abandoná-lo são alguns dos comportamentos descritos pela Lei Municipal 13.908/2011 como maus-tratos contra animais. Esse tipo de situação pode ser denunciado pela população pela Central 156 da Prefeitura.

A população também pode ajudar a combater a prática da criação irregular de animais optando pela adoção dos bichinhos de estimação. Ao escolher comprar, é fundamental conhecer a origem para evitar que venham de canis clandestinos.

 Reforço

Desde o início de fevereiro, o Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a DPMA promovem ações conjuntas para a verificação de denúncias de maus-tratos, posse ilegal, comércio ilegal e tráfico de animais silvestres e domésticos.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/apos-denuncia-canil-clandestino-e-fechado-com-43-caes-de-raca/49641.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Ciclo Os Livros de Nossa Vida recebe Jane Tutikian e Lya Luft

Na segunda-feira, 22, ocorre mais uma edição do ciclo Os livros de Nossa Vida. No …