Especialistas internacionais debatem desafios das cidades no Smart City – Prefeitura de Curitiba/PR

O Smart City Expo Curitiba 2019, que ocorrerá na quinta e sexta-feira (21 e 22 de março), terá 85 palestrantes nacionais e internacionais no congresso, que irá discutir soluções e oportunidades para as cidades e seus desafios para transformá-las em cidades inteligentes. Entre os temas estão mobilidade, governança e planejamento urbano. 

Além de nomes como Brooks Rainwater, diretor do Center for City Solutions, e membro da Liga Nacional das Cidades dos Estados Unidos, e o empresário Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, o fórum na capital paranaense vai reunir representantes de cidades como Buenos Aires (Argentina), Las Condes (Chile), Guayaquil (Equador), Barcelona (Espanha) e Seattle (EUA).

Assim como os especialistas, o prefeito Rafael Greca vai liderar o debate Diálogos com Prefeitos, que será feito na manhã de sexta-feira (22/3), às 11h15, com outras autoridades nacionais. O encontro irá reunir os prefeitos Felício Ramuth, de São José dos Campos (SP); Gustavo Costa, de Guarulhos (SP); e Udo Dohler, de Joinville (SC).

Feira e congresso

Durante os dois dias do maior evento de cidades inteligentes do mundo, três salas de conferências no Expo Barigui receberão especialistas das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor.  O evento compreende o congresso e a exposição, e tem a expectativa de receber mais de 6 mil pessoas, representantes de municípios de todo o país e de 25 cidades do exterior. O Smart City Expo Curitiba 2019 tem apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão.

Roberto Marcelino, diretor do iCities, empresa responsável pelo Smart City Expo Curitiba, ressalta que o processo de entendimento e aplicação das soluções inteligentes é gradual e também impacta na própria administração da cidade. “Um aspecto importante é a boa gestão, um caminho sem volta na administração pública: governança, compliance e ética nos contratos são quesitos que, além de serem exigidos pelos cidadãos, podem ser colocados em prática com mais facilidade por meio da tecnologia e da inovação”, destaca. 


Confira alguns nomes confirmados entre os palestrantes:

Bibop Gresta

Cofundador e presidente da Hyperloop Transportation Technologies, empresa dos Estados Unidos que está construindo um novo veículo de transporte, idealizado por Elon Musk – o bilionário presidente da Tesla, que alcançará a impressionante marca de 1.080 km/h.  Vai fazer palestra na quinta-feira (21/3), 9h, sobre o sistema de transporte Hyperloop.


Brooks Rainwater

Executivo sênior e diretor do Center for City Solutions dos Estados Unidos, organização dedicada a pesquisas, estudos, assistência técnica e ferramentas de educação que preparam as cidades para os desafios do futuro. Rainwater integra a Liga Nacional das Cidades dos Estados Unidos. Fará a palestra Mobilidade Centrada no Homem na Cidade do Amanhã, na sexta-feira (22/3), às 16h.


Alejandro Contreras

O chileno é engenheiro civil industrial e liderou o processo de transformação tecnológica a serviço da comunidade em Las Condes, colocando em prática uma parceria público-privada para o desenvolvimento da cidade inteligente. Às 12h, de sexta-feira (22/3), participará do painel Estratégias de cidades inteligentes e desenvolvimentos de grande escala.


Josep Piqué

Presidente da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), é o idealizador do projeto 22@Barcelona, de renovação de um dos bairros da cidade espanhola. É referência global em conhecimento em smart cities. Vai falar no painel Ecossistemas de desenvolvimento local e inovação, na sexta-feira (22/3), às 14h30.


Tânia Gomes

É vice-presidente da Associação Brasileira de Startups e fundadora da GirlBoss Consultoria e também da 33 e 34 Shoes. Também escritora, palestrante e mentora nos programas SP Stars, da Prefeitura de São Paulo e Startups SP. Na sexta-feira (22/3), 14h30, participa da sessão Ecossistemas de desenvolvimento local e inovação.


Ana Carla Fonseca

Conhecida como Cainha, é referência internacional em economia criativa e também em cidades criativas. Administradora Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), economista, mestre em Administração, doutora em Urbanismo pela USP, Cainha escreveu a primeira tese brasileira em cidades criativas. Falará na quinta-feira (21/3), às 9h30, sobre Cidades criativas para um mundo efervescente.


Alfonso Santiago

Vindo de Buenos Aires, na Argentina, Alfonso Santiago irá apresentar soluções sobre a gestão de grandes cidades. Diretor do Diploma em Smart City da Escola de Governo, Política e Relações Internacionais da Universidade Austral, ele foi assessor do Congresso da Nação Argentina. Ele vai participar do painel sobre “Transições e interrupções na gestão da cidade em uma sociedade digital”. Na sexta-feira (22/3), às 9h45, debaterá o tema Transições e interrupções na gestão da cidade em uma sociedade digital.


Bolivar Coloma Valverd

Engenheiro químico com mestrado em engenharia ambiental e mais de 15 anos de experiência na área ambiental nacional e internacional, Bolivar Coloma Valverde lidera a gestão ambiental de Guayaquil, no Equador, como diretor de Meio Ambiente, através de projetos voltados para a sustentabilidade. Participará do debate “Serviços públicos inteligentes e sustentáveis”, às 14h30, de sexta-feira (22/3).


Markos Major

É fundador e diretor executivo da ONG Ação Pelo Clima Agora, ecologista, botânico e educador especializado na restauração das bacias hidrográficas urbanas e sequestro de carbono. Na quinta-feira (21/3), às 14h, participará do painel Placemaking e espaços públicos: recuperando ruas para a vida pública. 


Benjamin de la Peña

Atualmente, é chefe de estratégia e inovação do Departamento de Transporte de Seattle (EUA), onde trabalha para preparar a agência e a cidade para mudanças institucionais e tecnológicas. Trabalhou em questões de desenvolvimento urbano que cobrem tecnologia, transporte e informalidade. Na quinta-feira (21/3), às 16h45, participará da sessão Repensando a mobilidade urbana.


Mila Gascó

Diretora de Pesquisas no Centro de Tecnologia para o Governo e professora da Universidade de Albany (EUA). Conta com um MBA e um Ph. D em avaliação de políticas públicas. Participa do painel Disrupções tecnológicas em ambientes urbanos e vida urbana, às 14h, de quinta-feira (21/3).


Serviço

As inscrições para a feira e compras do passaporte para a área de congresso Smart City Expo Curitiba 2019 já podem ser feitas pelo site do evento.


 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/especialistas-internacionais-debatem-desafios-das-cidades-no-smart-city/49639.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Ciclo Os Livros de Nossa Vida recebe Jane Tutikian e Lya Luft

Na segunda-feira, 22, ocorre mais uma edição do ciclo Os livros de Nossa Vida. No …