Especialistas internacionais debatem desafios das cidades no Smart City – Prefeitura de Curitiba/PR

O Smart City Expo Curitiba 2019, que ocorrerá na quinta e sexta-feira (21 e 22 de março), terá 85 palestrantes nacionais e internacionais no congresso, que irá discutir soluções e oportunidades para as cidades e seus desafios para transformá-las em cidades inteligentes. Entre os temas estão mobilidade, governança e planejamento urbano. 

Além de nomes como Brooks Rainwater, diretor do Center for City Solutions, e membro da Liga Nacional das Cidades dos Estados Unidos, e o empresário Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, o fórum na capital paranaense vai reunir representantes de cidades como Buenos Aires (Argentina), Las Condes (Chile), Guayaquil (Equador), Barcelona (Espanha) e Seattle (EUA).

Assim como os especialistas, o prefeito Rafael Greca vai liderar o debate Diálogos com Prefeitos, que será feito na manhã de sexta-feira (22/3), às 11h15, com outras autoridades nacionais. O encontro irá reunir os prefeitos Felício Ramuth, de São José dos Campos (SP); Gustavo Costa, de Guarulhos (SP); e Udo Dohler, de Joinville (SC).

Feira e congresso

Durante os dois dias do maior evento de cidades inteligentes do mundo, três salas de conferências no Expo Barigui receberão especialistas das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor.  O evento compreende o congresso e a exposição, e tem a expectativa de receber mais de 6 mil pessoas, representantes de municípios de todo o país e de 25 cidades do exterior. O Smart City Expo Curitiba 2019 tem apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão.

Roberto Marcelino, diretor do iCities, empresa responsável pelo Smart City Expo Curitiba, ressalta que o processo de entendimento e aplicação das soluções inteligentes é gradual e também impacta na própria administração da cidade. “Um aspecto importante é a boa gestão, um caminho sem volta na administração pública: governança, compliance e ética nos contratos são quesitos que, além de serem exigidos pelos cidadãos, podem ser colocados em prática com mais facilidade por meio da tecnologia e da inovação”, destaca. 


Confira alguns nomes confirmados entre os palestrantes:

Bibop Gresta

Cofundador e presidente da Hyperloop Transportation Technologies, empresa dos Estados Unidos que está construindo um novo veículo de transporte, idealizado por Elon Musk – o bilionário presidente da Tesla, que alcançará a impressionante marca de 1.080 km/h.  Vai fazer palestra na quinta-feira (21/3), 9h, sobre o sistema de transporte Hyperloop.


Brooks Rainwater

Executivo sênior e diretor do Center for City Solutions dos Estados Unidos, organização dedicada a pesquisas, estudos, assistência técnica e ferramentas de educação que preparam as cidades para os desafios do futuro. Rainwater integra a Liga Nacional das Cidades dos Estados Unidos. Fará a palestra Mobilidade Centrada no Homem na Cidade do Amanhã, na sexta-feira (22/3), às 16h.


Alejandro Contreras

O chileno é engenheiro civil industrial e liderou o processo de transformação tecnológica a serviço da comunidade em Las Condes, colocando em prática uma parceria público-privada para o desenvolvimento da cidade inteligente. Às 12h, de sexta-feira (22/3), participará do painel Estratégias de cidades inteligentes e desenvolvimentos de grande escala.


Josep Piqué

Presidente da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP), é o idealizador do projeto 22@Barcelona, de renovação de um dos bairros da cidade espanhola. É referência global em conhecimento em smart cities. Vai falar no painel Ecossistemas de desenvolvimento local e inovação, na sexta-feira (22/3), às 14h30.


Tânia Gomes

É vice-presidente da Associação Brasileira de Startups e fundadora da GirlBoss Consultoria e também da 33 e 34 Shoes. Também escritora, palestrante e mentora nos programas SP Stars, da Prefeitura de São Paulo e Startups SP. Na sexta-feira (22/3), 14h30, participa da sessão Ecossistemas de desenvolvimento local e inovação.


Ana Carla Fonseca

Conhecida como Cainha, é referência internacional em economia criativa e também em cidades criativas. Administradora Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), economista, mestre em Administração, doutora em Urbanismo pela USP, Cainha escreveu a primeira tese brasileira em cidades criativas. Falará na quinta-feira (21/3), às 9h30, sobre Cidades criativas para um mundo efervescente.


Alfonso Santiago

Vindo de Buenos Aires, na Argentina, Alfonso Santiago irá apresentar soluções sobre a gestão de grandes cidades. Diretor do Diploma em Smart City da Escola de Governo, Política e Relações Internacionais da Universidade Austral, ele foi assessor do Congresso da Nação Argentina. Ele vai participar do painel sobre “Transições e interrupções na gestão da cidade em uma sociedade digital”. Na sexta-feira (22/3), às 9h45, debaterá o tema Transições e interrupções na gestão da cidade em uma sociedade digital.


Bolivar Coloma Valverd

Engenheiro químico com mestrado em engenharia ambiental e mais de 15 anos de experiência na área ambiental nacional e internacional, Bolivar Coloma Valverde lidera a gestão ambiental de Guayaquil, no Equador, como diretor de Meio Ambiente, através de projetos voltados para a sustentabilidade. Participará do debate “Serviços públicos inteligentes e sustentáveis”, às 14h30, de sexta-feira (22/3).


Markos Major

É fundador e diretor executivo da ONG Ação Pelo Clima Agora, ecologista, botânico e educador especializado na restauração das bacias hidrográficas urbanas e sequestro de carbono. Na quinta-feira (21/3), às 14h, participará do painel Placemaking e espaços públicos: recuperando ruas para a vida pública. 


Benjamin de la Peña

Atualmente, é chefe de estratégia e inovação do Departamento de Transporte de Seattle (EUA), onde trabalha para preparar a agência e a cidade para mudanças institucionais e tecnológicas. Trabalhou em questões de desenvolvimento urbano que cobrem tecnologia, transporte e informalidade. Na quinta-feira (21/3), às 16h45, participará da sessão Repensando a mobilidade urbana.


Mila Gascó

Diretora de Pesquisas no Centro de Tecnologia para o Governo e professora da Universidade de Albany (EUA). Conta com um MBA e um Ph. D em avaliação de políticas públicas. Participa do painel Disrupções tecnológicas em ambientes urbanos e vida urbana, às 14h, de quinta-feira (21/3).


Serviço

As inscrições para a feira e compras do passaporte para a área de congresso Smart City Expo Curitiba 2019 já podem ser feitas pelo site do evento.


 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/especialistas-internacionais-debatem-desafios-das-cidades-no-smart-city/49639.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …