Comitê de Chuvas e Enchentes inicia trabalhos na Câmara

Composição da mesa do Comitê de Chuvas e Enchentes da Câmara (21/3). Foto: Luiz França / CMSP

DANILO MEIRA
DA REDAÇÃO

Foi realizada nesta quinta-feira (21) a reunião de instalação do Comitê Extraordinário de Chuvas e Enchentes da Câmara Municipal de São Paulo, criado para analisar as ações do Poder Público em relação ao tema e propor soluções.

Na reunião, os vereadores presentes elegeram o vereador Gilberto Natalini (PV) para a presidência do comitê e a vereadora Soninha (PPS) para a relatoria.

Ficou estabelecido que as reuniões do comitê ocorrerão, semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 13h. Também participaram do encontro os vereadores Adilson Amadeu (PTB), Alfredinho (PT), Atílio Francisco (PRB) e Camilo Cristófaro (PSB).

Durante o encontro, Soninha mencionou sua expectativa em relação ao comitê. “(Teremos) um relatório de diagnóstico e proposição, para que seja elaborada uma linha de ação daqui para frente. Não estamos evitando as causas, mas lidando com as consequências. É preciso atuar na promoção dos fatores que evitem a ocorrência de enchentes”, afirmou a vereadora.

Natalini, por sua vez, detalhou os objetivos do trabalho do comitê. “Nós vamos estudar, levantar dados e nos aprofundar sobre a vulnerabilidade da cidade em relação ao aumento do volume de chuvas, além da zeladoria. Tudo o que é necessário ser feito para prevenção”, afirmou o vereador, que destacou a existência de outras comissões da Casa que atuam com temas correlatos. “Como somos específicos, teremos mais tempo e propriedade para inclusive ajudar as demais comissões. Acredito que será um trabalho muito bom”, afirmou Natalini.

O comitê também aprovou quatro requerimentos, com a solicitação de informações diversas sobre intervenções nas galerias públicas e piscinões, como licitações, contratos, mapeamento e dados diversos.

Também foi requerido o detalhamento a respeito de valores empenhados em serviços preventivos, entre os anos de 2016 e 2019, para analisar informações aferidas pelo TCM (Tribunal de Contas do Município) paulistano, segundo as quais houve queda nos investimentos.

Foi decidido ainda que o secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, será chamado, na próxima semana, a prestar esclarecimentos ao Comitê.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/comite-de-chuvas-e-enchentes-inicia-trabalhos-na-camara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Vereadores debatem temas ligados à saúde, meio ambiente e desestatização

Sessão Plenária desta terça-feira (22/10) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Na tarde desta terça-feira (22/10), durante …