Boqueirão recebe a terceira etapa do Curitiba sem Mosquito – Prefeitura de Curitiba/PR

Moradores de algumas áreas do Boqueirão receberão, a partir desta quinta-feira (21/3) e sexta-feira (22/3), a terceira etapa da ação Curitiba Sem Mosquito deste ano. A atividade é parte das estratégias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Durante estes dois dias, os moradores vão receber visitas dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemia, que darão orientações sobre a limpeza dos terrenos, separação de lixos e entulhos, como armazená-los e colocá-los em frente das casas para serem coletados.

“É importante que a população colabore recebendo os agentes, seguindo as orientações e mantenha a rotina de cuidados para evitar criadouros do mosquito”, afirma a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Nas próximas segunda (25/3) e terça-feira (26/3), caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vão passar pelo local para recolher os entulhos. Nestas datas, os agentes de endemia também voltam para fazer vistorias nos quintais. 

“Precisamos fazer uma soma de esforços entre o serviço público e a população para conseguir manter a dengue longe da nossa cidade”, diz a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco.

Balanço

A primeira etapa do Curitiba Sem Mosquito deste ano foi feita no Atuba e no Bairro Alto, em fevereiro. A segunda etapa ocorreu no Vitória Régia, na CIC, neste mês.  Foram recolhidos neste ano, até agora, 115,6 toneladas com a ação. 

Este é o terceiro ano que a Prefeitura promove os mutirões Curitiba Sem Mosquito, com a coleta de entulho nos dez distritos sanitários da cidade. Em 2017 e 2018 foram mais de duas mil toneladas de lixo recolhido em toda a cidade.

Segundo o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, a capital atingiu o índice zero de infestação pelo mosquito. “Esse resultado só foi possível com essas ações de prevenção. Nosso objetivo é mantê-lo em 2019”, diz a secretária.

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/boqueirao-recebe-a-terceira-etapa-do-curitiba-sem-mosquito/49679.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …