Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB se reúne com Comissão de Meio Ambiente do Senado – OAB

Após a definição dos parlamentares titulares das comissões temáticas na Câmara e no Senado, a Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB deu início às articulações políticas no Congresso, com objetivo de participar dos debates e discussões sobre os projetos de leis da área que estão tramitando no Legislativo.

A presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB, Marina Gadelha, se reuniu nesta semana com o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), para discutir projetos de relevância do setor, como o projeto de Lei 550/2019, que trata da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

Marina Gadelha afirma que o senador ouviu as demandas da OAB sobre esse e outras propostas, como a que trata de licença ambiental. A ideia é garantir a participação da Ordem nos principais debates da comissão do Senado. “O senador abriu um canal de comunicação com a OAB. Esse estreitamento é importante e vai permitir a participação da OAB nos debates e nas reuniões que forem tratar desses temas. A Ordem pode contribuir muito com a parte técnica, com o conhecimento sobre a legislação do setor, para garantir sempre o respeito ao Meio Ambiente e uma legislação que atenda às necessidades dos brasileiros”, afirmou Marina Gadelha.

A OAB também deve atuar em novos projetos, auxiliando os parlamentares com conhecimento de legislação ambiental. “Vamos nos envolver não apenas naquilo que já está sendo debatido. A ideia é também apresentar propostas sobre Direito Ambiental nas áreas em que a OAB achar necessária a sua participação para defender a sociedade e o Meio Ambiente”, explicou Marina Gadelha.

Comissão define prioridades do ano

Nesta semana também houve o primeiro encontro presencial da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB da nova gestão da Ordem. A presidente do colegiado, Marina Gadelha, e o vice-presidente, Alessandro Panasolo, se reuniram para debater os temas que serão prioritários para a comissão neste ano. Ficou definido que o colegiado vai atuar principalmente em relação as áreas de mineração, licenciamento ambiental, resíduos sólidos e prevenção a desastres ambientais.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57083/comissao-nacional-de-direito-ambiental-da-oab-se-reune-com-comissao-de-meio-ambiente-do-senado.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …