Embaixadores do Futuro pensam a Curitiba do amanhã – Prefeitura de Curitiba/PR

Dezesseis estudantes que integram o programa Embaixadores do Futuro das escolas municipais tiveram um desafio nesta quinta-feira (21/03), primeiro dia do Smart City Expo Curitiba. Eles visitaram a feira e foram “provocados” pelas professoras a pensar em como será Curitiba daqui a 30 anos.

A aula de campo incluiu um encontro com o prefeito Rafael Greca, no Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço que concentra as atrações de Curitiba. O Smart City Expo Curitiba termina nesta sexta (22/3), no Expo Barigui.

 

“Que alegria estar aqui com os meninos e meninas que estão aprendendo a defender o grande nome de Curitiba”, disse o prefeito, que fez uma foto com o grupo de jovens embaixadores durante o lançamento do Curitiba APP, primeiro aplicativo integrado de uma capital do País.

Para a estudante Beatriz Sampaio, 13 anos, da Escola Municipal São Miguel, conhecer inovações e pensar na cidade que ela gostaria de ver daqui a 30 anos é instigante. Ela quer uma Curitiba linda e limpa no futuro. “Temos que cuidar do meio ambiente. Sem preservar a natureza não vivemos, não teremos oxigênio”, analisou Beatriz.

A professora Scheilla Orlosqui, responsável pelo programa de aulas de campo Linhas do Conhecimento, explicou aos estudantes que as pequenas iniciativas de cada um contam bastante. “Quando pensamos em cidades inteligentes, não podemos pensar somente em nós mesmos. Nossas pequenas atitudes refletem na cidade, e isso vai se expandindo para o mundo”, comentou.

O projeto

Conhecer a atividade consular e abrir novos horizontes aos estudantes são os principais objetivos do Embaixadores do Futuro, que reúne jovens do 6º ao 9º ano de escolas municipais e foi proposto pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura.

Os estudantes participam de atividades extracurriculares junto aos consulados, além de palestras, visitas a museus e aos memoriais das nações e etnias que formaram a cidade. Também fazem cursos de línguas oferecidos por parceiros.

Ícones de Curitiba

Os Faróis do Saber e Inovação são um dos destaques da Smart City Expo. A equipe de Tecnologias Digitais e Inovação da Secretaria Municipal da Educação apresenta protótipos criados nas impressoras 3D dos novos faróis.

Os Faróis do Saber foram criados na década de 1990, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, para servirem como bibliotecas com acesso gratuito à internet. Agora, a proposta dos faróis da Inovação está alinhada ao conceito do Vale do Pinhão – o ecossistema de inovação da cidade – e a tendências nacionais e internacionais em tecnologia educacional. Funcionam como oficinas de criatividade para desenvolvimento de projetos. São utilizados por estudantes e também abertos à comunidade.

Desde a inauguração do primeiro farol no novo modelo, em 2017, mais de 9,5 mil estudantes já participaram de atividades inovadoras, além de 550 professores e mais de 600 moradores.

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/embaixadores-do-futuro-pensam-a-curitiba-do-amanha/49682.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitiba abriu 6,8 mil postos de trabalho no trimestre – Prefeitura de Curitiba/PR

Curitiba abriu 6.851 vagas de emprego com carteira assinada no primeiro trimestre desse ano, de …