Atividades do Comunidade Escola chegam à escola Mansur Guérios – Prefeitura de Curitiba/PR

A tarde de sábado (23/3) foi de festa para mais de 300 estudantes, profissionais e a comunidade do entorno da Escola Municipal Mansur Guérios, na CIC. A unidade foi incluída no Programa Comunidade Escola e, desde a abertura neste dia 23, passa a receber a população com um cronograma de atividades para toda família, das 13h às 17h, todos os sábados.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que o programa gera mais qualidade de vida aos curitibanos. “O Comunidade Escola é um espaço de vocês. Aqui, lazer, formação, desenvolvimento e integração são para todos e, isso é um investimento do bem que reverbera ao infinito”, disse.

A Escola Municipal Mansur Guérios atende 720 crianças e estudantes. Desse total, em torno de 330 participam das atividades ofertadas pela educação de tempo integral, no período de contraturno escolar. “Além do Comunidade Escola, a robótica educacional, o ensino de língua estrangeira e novas melhorias no espaço físico vão reforçar a qualidade das práticas educativas que formam cidadãos”, completou a secretária.

Alex de Oliveira, de 5 anos, ficou muito feliz com a notícia. “Eu achei muito legal isso tudo porque a gente vai saber ler, escrever e até mexer com robôs e coisas para o futuro”, comemorou o menino.

Educação que transforma

Na escola, meninos e meninos já têm acesso a projetos que mudam a realidade e fazem a diferença no dia a dia de cada um, entre eles Coral, Horta, Dança, Direitos Humanos, Erradicação do Trabalho Infantil, Ler e Pensar e Conhecer para Prevenir.

“Nossa equipe não mede esforços para que o trabalho seja realizado sempre com primazia para atender às necessidades de nossas crianças. Agora com o Comunidade Escola, esse trabalho se estende à população e, trará com certeza, muita coisa boa para todos”, destacou a diretora da unidade, Evanilza de Lima Silva.

A dona de Casa Thaís Almeida, vê no Comunidade Escola uma nova oportunidade de se aperfeiçoar, reunir a família, amigos e vizinhos em atividades que só melhoram a vida das pessoas. “Tudo é muito longe e agora com a escola aberta a gente tem uma iniciativa que pode reunir as pessoas e mostrar que a escola é um lugar que transforma, não só nossos filhos, mas tudo que dela se aproxima”, afirmou Thaís.

Música e dança

A abertura do evento contou com a apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Joana Raksa, que tem como maestro, Vitor Rodrigues, e responsável pelo corpo coreográfico a professora, Keila Marilei Silva.

O público também se encantou com as apresentações de dança, conduzidas pelas professoras Helen Pereira dos Santos que trouxe seus bailarinos ao som de “Morena de Angola e Sansa Kroma”, além do Coral, regido pela professora, Izabel Cardoso Gomes, que interpretou as músicas “Filhote do Filhote e Valeu Amigo”. A da dupla sertaneja D’Luca e Alex também fez a alegria das famílias que cantaram e alguns até se arriscaram a fazer um “arrasta-pé”.

O programa

Comunidade Escola é o programa da Prefeitura de Curitiba que mantém as escolas da rede municipal de ensino abertas para a comunidade aos sábados. “Nosso compromisso com a continuidade é proporcionar o aperfeiçoamento e as mudanças nas áreas de atendimento às demandas sociais, como o combate à violência, promoção de ações sociais, cultura, esporte e lazer”, explicou a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Andrea Barletta.

O programa inclui atividades socioeducativas gratuitas que são desenvolvidas nas salas de aula, quadras esportivas, auditórios, bibliotecas e laboratórios de informática. O Comunidade Escola também realiza cursos para geração de renda, atividades esportivas, culturais, de lazer e saúde.

Presenças

Participaram da cerimônia a equipe de profissionais e gestores da unidade, a gerente do Programa Comunidade Escola, Alessandra Sieno, a técnica de referência do programa, Marlene da Silva Almeida, a equipe de coordenadoras locais do Programa Comunidade Escola, a chefe do Núcleo Regional de Educação CIC, Maristela Teodoro, o chefe do Núcleo Regional de Ensino do Tatuquara, Claudinei Aparecido Alberto, representantes da Secretaria Municipal da Educação e o vereador Zezinho do Sabará.  

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/atividades-do-comunidade-escola-chegam-a-escola-mansur-guerios/49713.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

PMJP lança programa de formação continuada para servidores da assistência social

Para qualificar os profissionais que trabalham com o acompanhamento familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Social …