Ferramentas de transparência pública são acessíveis no Portal da Câmara

JOTA ABREU
DA REDAÇÃO

A Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, estabelece que todo cidadão tem direito a consultar dados públicos, especialmente aqueles que dizem respeito às receitas e despesas. Através do Portal da Câmara Municipal de São Paulo, é possível pesquisar este tipo de conteúdo com agilidade.

Para tanto, o internauta deve clicar no link Transparência, localizado no canto superior direito do portal. Ali as informações estão organizadas em nove categorias: Lei de Acesso à Informação, Prestando Contas, Custos de Mandato, Salários e Benefícios Abertos, Dados Abertos, Auditórios Online, Galeria de Vídeos, Orçamento e Gestão Fiscal, Licitações e Contratos.

No campo Lei de Acesso à Informação, o usuário do Portal da Câmara também encontra informações sobre a legislação que tornou obrigatória a publicação dos dados públicos, o que obrigou os poderes a divulgar integralmente informações de interesse por meio da internet.

Na seção Prestando Contas, a Câmara Municipal disponibiliza todos os meses a prestação de contas da Mesa Diretora, cobrindo as principais ações das diversas áreas da Casa.

Na aba Custos de Mandato, os munícipes podem acompanhar o custo mensal do mandato de cada um dos 55 gabinetes dos vereadores, incluídos gastos com serviços gráficos, correios, assinaturas de jornais, transporte e materiais de escritório, entre outras despesas. Em Salários e Benefícios Abertos, são divulgadas informações relativas à remuneração dos servidores e comissionados.

Já em Dados Abertos estão disponíveis, em formato eletrônico, bases de dados e de informações não sigilosas, que podem ser manipuladas por qualquer cidadão.

Por meio do link Auditórios Online, o cidadão pode acompanhar ao vivo as reuniões das comissões técnicas, as Sessões Plenárias, as Audiências Públicas e cerimônias de entrega de prêmios institucionais que ocorrem regularmente na Câmara.

Caso o internauta não tenha conseguido acompanhar um evento em tempo real, é possível recuperar a gravação por meio da aba Galeria de Vídeos.

A penúltima aba é Orçamento e Gestão Fiscal. Nela, o cidadão fica sabendo como o município administra seus recursos financeiros – o orçamento é um Projeto de Lei enviado anualmente pelo Executivo para apreciação, eventuais alterações e votação na Câmara Municipal de São Paulo. Nesse projeto, estão as previsões de receitas e despesas da prefeitura para o ano seguinte.

Por fim, o internauta pode obter informações sobre contratos celebrados pela Câmara Municipal por meio do link Licitações e Contratos.

Para mais informação entre em contato com nossa Ouvidoria.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/ferramentas-de-transparencia-publica-sao-acessiveis-no-portal-da-camara/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Sessão plenária debate ritmo de obras, desmatamento na zona sul e salários da educação

Sessão Plenária desta quarta-feira (14/8) MARCO ANTONIO CALEJODA REDAÇÃO Meio ambiente, obras públicas e educação …