Sexta é o último dia para renovação do comércio ambulante – Prefeitura de Curitiba/PR

Termina nesta sexta-feira (29/3) o prazo para os vendedores ambulantes cadastrados na Prefeitura de Curitiba renovarem as autorizações que permitem a venda de produtos nas ruas da cidade. 

Para renovar a permissão, o ambulante deve se dirigir até o Núcleo de Urbanismo, que fica na Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa, e apresentar a cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e o crachá original. Para os vendedores de alimentos é preciso apresentar também o certificado do curso de manipulação de alimentos atualizado. 

O vendedor que não possui a autorização, ou estiver com o prazo vencido, pode ter as mercadorias apreendidas, caso seja abordado durante uma fiscalização.

Atualmente existem 1.262 ambulantes cadastrados na Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) e até agora menos da metade destes ambulantes renovou a autorização. 

As irmãs Taline e Suliane Rodrigues, vendem frutas no Centro da cidade há 8 anos, sempre no mesmo ponto. “Compramos nossas frutas na Ceasa e só de morangos vendemos em média 100 caixas por dia”, diz Taline.

Suliane conta que com os lucros da barraca ela paga o aluguel, conseguiu comprar um carro e pagou a faculdade de estética e cosmetologia. “Me formei em dezembro do ano passado e pretendo trabalhar na minha área, mas a barraca vai continuar”, diz. As irmãs ainda não renovaram a autorização, mas estão atentas ao prazo. 

Já dona Cristina Isaura Batista, que mantém uma barraca há 20 anos no mesmo local, também no Centro, conta que a autorização já foi renovada. “Todo ano a renovação é em março, então eu já me programo para isso”, afirma. Na barraca são comercializados óculos, bonés e mochilas. No inverno ela muda a coleção dos produtos. 

Novas vagas

Quem estiver interessado em se regularizar como comerciante ambulante deve se manter atento aos prazos. Em abril será divulgado um edital com novas vagas para a região central da cidade. Já para autorizações em outros bairros, basta procurar o Núcleo de Urbanismo e apresentar o local de interesse e especificar qual mercadoria deve ser comercializada para avaliação da SMU.


Serviço

Núcleo de Urbanismo, Rua da Cidadania Matriz

Praça Rui Barbosa

Horário: das 8h às 17h (inclusive no horário de almoço).


 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/sexta-e-o-ultimo-dia-para-renovacao-do-comercio-ambulante/49722.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Ciclo de palestras reforça comportamento seguro no trânsito

Um ciclo de palestras com foco na necessidade de um trânsito mais seguro para todos, …