Delegações estrangeiras participam de seminário em comemoração aos 30 anos do STJ – STJ

Delegações de 14 países e da Organização das Nações Unidas (ONU) participam nesta terça-feira (4) do seminário O Poder Judiciário nas relações internacionais, evento que integra o segundo dia de comemorações dos 30 anos de instalação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A abertura dos trabalhos contou com a participação do presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha; da vice-presidente do tribunal, ministra Maria Thereza de Assis Moura; do corregedor-nacional de Justiça, ministro Humberto Martins; das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães, e os ministros Herman Benjamin, Sebastião Reis Júnior e Ribeiro Dantas. Também estiveram presentes o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Otávio Brandelli, e o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Fernando Marcelo Mendes.

Para o presidente do STJ, o objetivo do seminário é conectar o tribunal, no momento em que comemora seus 30 anos, às principais tendências, experiências e jurisprudências de outros países. “Não queríamos apenas analisar o passado, mas interpretar o presente e nos preparar para os desafios do futuro”, disse.

O ministro afirmou que a revolução tecnológica, além de permitir acesso a um grande volume de informações, rompendo distâncias e barreiras, também gerou desdobramentos para o direito interno e internacional, impondo ao Judiciário imensos desafios. “Nós, do Poder Judiciário, somos conscientes dessa realidade e temos buscado nos adaptar a essa configuração dinâmica das circunstâncias contemporâneas”, declarou, destacando os esforços do Brasil para criar uma rede ibero-americana de integridade judicial.

Participam do seminário delegações da Bolívia, Chile, China, Guatemala, El Salvador, Espanha, França, Itália, Moçambique, Paraguai, Peru, Timor Leste, Turquia e Uruguai, além do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Direito comparado

O presidente ainda lembrou a importância do direito comparado como fonte de interpretação e de integração do direito. “A globalização judicial acaba impondo a nós, juízes de diferentes instâncias, o desafio de sermos comparatistas. E isso ocorre com naturalidade quando identificamos uma lacuna e uma ambiguidade na lei nacional, ou mesmo nos casos em que os tribunais procuram identificar princípios comuns porque se encontram diante de questões altamente técnicas”, explicou.

Segundo ele, é saudável e necessária a chamada diplomacia judicial, entendida como um diálogo entre os sistemas jurídicos. “O trabalho epistemológico do jurista inclui a verificação dos tipos de conhecimento existentes. Portanto, a participação em seminários internacionais e em reuniões de alto nível nos oferece a oportunidade de atualizarmos a nossa formação jurídica em benefício da instituição que representamos”, ressaltou o ministro Noronha.

Vocação constitucional

A vice-presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, destacou que a globalização transformou a forma como se operam as relações entre países e entre organizações internacionais, criando um novo ambiente social e gerando novas expectativas na sociedade.

“Isso não é algo estranho a esta corte, conhecida pelos brasileiros como Tribunal da Cidadania, cuja vocação constitucional e missão institucional nos seus 30 anos têm sido fazer a ponte entre o direito e a sociedade, obrigando os ministros a uma constante renovação”, disse.

Para ela, o seminário tem “o poder de ampliar o nosso raio de visão, conectando o local ao global, e permitindo que compreendamos o mundo a partir das lentes da diversidade. Dessa forma, antevejo a criação de um círculo virtuoso de ideias, capaz de agregar movimento ao pensamento, segurança aos nossos juízos jurídicos, confiança em nossas cooperações internacionais e qualidade ao serviço que prestamos aos cidadãos”.

Cooperação

Segundo o embaixador Otávio Brandelli, o Poder Judiciário tem uma posição central na relação entre os Estados no plano internacional, sendo chamado a dirimir conflitos que ultrapassam as fronteiras. Ele destacou a participação do Brasil na Conferência de Haia e a importância do STJ nesse contexto.

“A proposta brasileira sobre a cooperação e o acesso à Justiça para turistas internacionais, promovida em cooperação estreita entre o Itamaraty e o STJ, é apenas um dos exemplos da liderança do Brasil nessa matéria. Trata-se da primeira e, até o momento, única iniciativa na conferência que tem origem em um país em desenvolvimento”, disse. 

Por meio de vídeo, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo, falou da importância do diálogo promovido pelo STJ, uma vez que as instituições não atuam em isolamento, e suas decisões têm repercussão global, sendo fundamental estar em sintonia com o que acontece no cenário internacional.

“O diálogo é vital para que o sistema jurídico se mantenha relevante e efetivo. A troca de experiências, de boas práticas, permite que os sistemas se oxigenem e evoluam para lidar com os desafios e as oportunidades de um mundo que está em constante transformação”, afirmou.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/6Nj1ZX2zN_0/Delega%C3%A7%C3%B5es-estrangeiras-participam-de-semin%C3%A1rio-em-comemora%C3%A7%C3%A3o-aos-30-anos-do-STJ.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …