Câmara adota procedimento para agilizar trâmite de projetos similares

DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

Com vistas a dinamizar o processo legislativo, a Câmara Municipal de São Paulo promoveu, na Sessão Plenária desta quinta-feira (11/4), o primeiro caso de apensação de um PL (Projeto de Lei) na Casa.

Expediente usado pela Câmara dos Deputados, a apensação é a tramitação em conjunto de propostas legais de mesmo objeto. Nos casos em que há duplicidade, o projeto mais recente é apensado ao mais antigo.

A iniciativa surgiu devido a um requerimento do vereador Celso Jatene (PR), aprovado durante a sessão, que solicita a apensação do PL 335/2018, de autoria da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, ao PL 378/2014, proposto quatro anos antes, de autoria da vereadora Sandra Tadeu (DEM). A apensação passou a ser possível após a mudança do Regimento Interno, promulgada na semana passada.

Ambos os projetos propõem a alteração da Lei nº 11.383, de 17 de junho de 1993, que regula a prática de atividades físicas e esportivas em academias e estabelecimentos similares. Com a apensação, o projeto mais recente tende a ter uma tramitação mais rápida.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Eduardo Tuma (PSDB), a partir de agora, nos PLs em tramitação na Casa de mesmo teor, o texto do projeto mais antigo prevalecerá. “É o primeiro caso de anexação de projetos com o mesmo teor. PLs quase idênticos agora serão anexados, para que a gente não tenha mais esses itens em duplicidade, que gastam esforço e fazem com que os trâmites da Casa sejam mais lentos”, afirmou Tuma.

Fonte Oficial: http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/camara-adota-procedimento-para-agilizar-tramite-de-projetos-similares/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Abertas inscrições do Prêmio Paulo Freire da Câmara

Atualizado em (03/05/2019 – 16h12) | Cidade, Geral, Notícias DANIEL …