Músicos da cena erudita internacional e Camerata em concerto de Páscoa – Prefeitura de Curitiba/PR

Quem chegou mais cedo ao Santuário Nossa Senhora do Guadalupe, neste domingo (14/4), para a Missa de Ramos, pode apreciar um emocionante concerto da Camerata Antiqua de Curitiba. Regido pelo maestro Tobias Volkmann, do Rio de Janeiro, orquestra e coro apresentaram o espetáculo Morte e Vida, com composições de Bach e Pergolesi alusivas à Paixão de Cristo, que será celebrada na próxima sexta-feira (19/4).  

O espetáculo foi transmitido ao vivo pela Rede Evangelizar de Comunicação para 136 repetidoras de televisão e rádio e integrou as comemorações dos 45 anos do grupo musical erudito curitibano. A apresentação da Camerata será retransmitida para toda a rede de emissoras na próxima quinta-feira (18/4), às 18h, e na sexta-feira (19/4), às 22h. 

“Este concerto é o ponto alto da Páscoa em Curitiba, com a presença de músicos da cena erudita internacional e esta bela igreja lotada, com gente até de pé para ouvir e se admirar”, disse o prefeito Rafael Greca, que estava acompanhado pela primeira-dama, Margarita Sansone.

O casal foi recepcionado pelo pároco-reitor do santuário, Reginaldo Manzotti, que enalteceu a apresentação da Camerata. “O belo leva a Deus. É um momento de contemplação artística e elevação espiritual, resultado de uma parceria de dois anos entre o grupo musical e o santuário”, disse o religioso, que aproveitou para elogiar “o apreço de Greca pelo Santuário” e a realização da programação do Natal 2018, que ele definiu como “um evento digno e sem custo para a cidade”.

Manzotti assistiu ao concerto ao lado de Greca e da primeira-dama, da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e do presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior. 

“A Camerata fará apresentações em várias igrejas no decorrer deste ano em que celebra os seus 45 anos de existência.  Começou a temporada pela Catedral Basílica, apresentou-se neste final de semana na Comunidade do Redentor, e agora encanta o público da Igreja do Guadalupe com esse belíssimo concerto”, disse a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro. “É propósito do grupo levar a sua a arte e a sua música para toda a cidade”, afirmou.

Morte e vida

O concerto antecedeu a celebração da Missa de Ramos,  data do calendário cristão comemorada sempre no domingo anterior à Páscoa e que representa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O evento está registrado nos evangelhos canônicos de Marcos, Mateus, Lucas e João.

Com a ajuda de monitores de vídeo que exibiam a tradução simultânea das letras compostas pelo Papa Inocêncio III para Stabat Mater, de Pergolesi, e de Martinho Lutero para a Cantata nº 4, de Bach, o público pode apreciar e entender a temática das composições. Enquanto a primeira fala da paixão e morte de Jesus observada por Maria, a segunda faz o contraponto e aborda sua ressurreição. 

As composições foram interpretadas pelo sopranista Bruno de Sá (paulista que atua na Suíça), contratenor Martin Oro (da Argentina), além do tenor Miguel Geraldi e do baixo-barítono Daniel Germano, que atuam no Brasil. Todos foram aplaudidos pelo público, formado por adultos e até crianças de colo.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/musicos-da-cena-erudita-internacional-e-camerata-em-concerto-de-pascoa/50006.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Paixão de Cristo reúne mais de 7 mil espectadores no Sítio Cercado – Prefeitura de Curitiba/PR

A noite de sexta-feira (19/4) foi marcada por diversas apresentações da Paixão de Cristo pela capital. As …