Curitiba já conta com 27 áreas verdes particulares preservadas – Prefeitura de Curitiba/PR

Com três novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs), criadas oficialmente nesta segunda-feira (15/4), Curitiba agora conta com 27 áreas de bosques urbanos particulares preservados, em um total de 361 mil metros quadrados.

A assinatura de um dos decretos de criação e a entrega dos certificados aos proprietários aconteceram na RPPNM Airumã, no Pilarzinho, onde também funciona a sede da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave).

As novas RPPNMs ficam na Bacia do Rio Barigui. Duas no bairro Sítio Cercado – a RPPNM Agenor Maccari e RPPNM Josefina Pizzolotto Marcon – e uma no Barreirinha – RPPNM Vó Iracema. Outras 10 solicitações estão em trâmite para criação na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

“É uma alegria podermos oferecer para os atuais curitibanos, para os curitibinhas e para os futuros curitibanos este legado de preservação”, destacou o prefeito Rafael Greca, enquanto defendeu também o equilíbrio no uso do instrumento da criação das reservas. Ele assinou o decreto de criação da RPPNM Agenor Maccari e entregou os certificados aos demais proprietários.

A secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, parabenizou a iniciativa e reforçou os estudos e conversas que vêm sendo feitas com a Apave e com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) para garantir a preservação de áreas particulares. “Há possibilidade de ampliar o horizonte para a região metropolitana”, indicou.

Receberam os certificados nesta segunda-feira (15/4) Carlos Alberto Mathozo da Silva, da RPPNM Vó Iracema, acompanhado da esposa Raquel e da senhora Iracema; Paulo Marcon, da RPPNM Josefina Pizzolotto Marcon; e Agenor Maccari, da RPPNM Agenor Maccari.

As RPPNMs são uma categoria de unidade de conservação particular, criada por iniciativa do proprietário, com objetivo de conservar a diversidade biológica. O município de Curitiba foi pioneiro ao incluir na legislação municipal a criação de RPPN Municipal.

Destaque

A cidade, que já recebeu reconhecimento Apave como a capital com o maior número de reservas, já consta nos dados da Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN) como a cidade brasileira com o maior número de bosques particulares preservados.

Para a presidente da APAVE e proprietária da RPPNM Airumã, Terezinha Vareschi, Curitiba prova ser uma cidade resiliente, não apenas com a preservação de áreas verdes, mas com diversas outras medidas que vêm sendo tomadas nos últimos anos. “Assim não veremos por aqui a quantidade de calamidades e enchentes que vemos em outras cidades sem essa política”, afirmou.

Em razão disso, a Apave entregou uma homenagem ao prefeito Rafael Greca, que também foi presenteado por ilustrações de abelhas nativas feitas pelo grupo Artists & Biologists Unite for Nature (Abun), representados por Christoph Hrdina e Kitty Harvill.

Compareceram, ainda, proprietários de RPPNMs, representantes da SPVS, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a administradora da Regional Santa Felicidade, Simone da Graça, e os vereadores Maria Manfron, Mauro Bobato, Mauro Ignacio, Bruno Pessuti e Colpani.

Estudantes da Escola Municipal Foz do Iguaçu, de Santa Felicidade, que faziam atividades de educação ambiental na RPPNM Airumã, acompanharam a solenidade.

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-ja-conta-com-27-areas-verdes-particulares-preservadas/50024.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …