Vigilância Sanitária orienta sobre cuidados para escolha do pescado na Semana Santa

Para garantir uma boa compra de pescado durante a Semana Santa com preservação da saúde e segurança alimentar, profissionais da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orientam sobre cuidados básicos para o consumo e manipulação do peixe.

“Em ambientes como feiras, é importante que o consumidor atente para a conservação do peixe. Quando comprado em supermercados, deve ser armazenado sob refrigeração e congelamento até a data de validade do produto. Essa é uma forma de garantir que não haja contaminação do produto”, destacou Eliane Navarro, gerente da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Ainda segundo a gerente, quando descongelados em microondas ou sob refrigeração, os peixes devem ser preparados diretamente, para evitar qualquer contaminação. Além disso, o alimento nunca deve ser descongelado à temperatura ambiente.

Além de avaliar a qualidade e a forma de armazenamento dos peixes, crustáceos e mariscos, bastante procurados na Semana Santa, a população deve estar atenta à higiene do comércio, observando a limpeza e higienização do local, exposição e armazenamento dos produtos, embalagem e prazo de validade.

“Realizamos fiscalizações durante todo ano e, nessa época do ano, intensificamos nossas ações trabalhando para evitar e reduzir danos à população. Sobretudo, a população tem de compreender que ela também é fiscal, denunciando irregularidades aos órgãos de fiscalização”, completou a gerente do serviço.

Orientações sobre o local de venda dos alimentos:

– Para escolher o estabelecimento, utilize como critério a limpeza e a organização do ambiente e a higiene dos atendentes.

– Verifique as condições das embalagens e não compre alimentos com embalagens violadas, amassadas, rasgadas, molhadas, furadas ou com outros sinais de alteração.

– Quando comprados em supermercados, observe se no rótulo consta o nome e endereço completo do fabricante, data de validade, selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Serviço de Inspeção Federal (SIF) e se há instruções quanto à conservação do produto.

– Os produtos devem ser expostos sempre em cima de prateleiras ou balcões, protegidos e quando refrigerados e/ou congelados mantidos na temperatura indicada pelo fabricante.

Orientações sobre a compra de pescados frescos:

– Estar livre de: contaminantes físicos (areia, pedaços de metais, plásticos e/ou poeira), químicos (combustíveis, sabão e/ou detergentes) e biológicos (bactérias, vírus e/ou moscas).

– Conservação: deve ser mantido sob refrigeração ou sob uma espessa camada de gelo.

– Olhos: devem ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho.

– Pele: úmida, firme, bem aderida e sem presença de manchas.

– Escamas: devem estar unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele.

– Brânquias: de cor rosa ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes e sem viscosidade (muco).

– Abdômen: aderidos aos ossos fortemente e de elasticidade marcante.

– Odor, sabor e cor: característicos da espécie que se trata.

Orientações sobre a compra de pescados secos e salgados:

– O produto deve ser armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos;

– Verifique se não há a presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável, que indicam que o produto não está bom para consumo.

Orientação para preparação dos alimentos:

– Conserve em vasilhas tampadas nas geladeiras o alimento preparado que não será imediatamente consumido, por, no máximo, cinco dias.

– Não deixe os alimentos cozidos à temperatura ambiente por mais de duas horas.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/vigilancia-sanitaria-orienta-sobre-cuidados-para-escolha-do-pescado-na-semana-santa/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania tem vagas para aulas de jazz e balé – Prefeitura de Curitiba/PR

Entre os cursos ofertados pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) na Rua da Cidadania Cajuru …