Parceria entre Liceu de Ofícios e empresários aumenta chance de emprego – Prefeitura de Curitiba/PR

Novas políticas de capacitação adotadas pela Fundação de Ação Social (FAS) estão aproximando pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social de um emprego formal. A estratégia aplicada vem sendo disponibilizar cursos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho.

“As parcerias são muito importantes, com elas nós conseguimos direcionar a capacitação e formar pessoas para uma demanda específica, com isso aumentamos o nível de empregabilidade”, diz Adriano Laurindo, coordenador de qualificação profissional da FAS Trabalho.

Nesta esteira surgiu o curso Camareiros e Camareiras de Hotel, fruto da parceria entre a Fundação de Ação Social (FAS) com a Mandaji Consultoria Hoteleira.  As aulas acontecem no Liceu de Ofícios Curitiba, na Matriz.

São 28 alunos que se dividem em duas turmas no período da manhã e tarde. Destes alunos, 15 foram encaminhados pela FAS, sendo que cinco foram conduzidos pelo Centro Pop, Centros de Referência Especializados em População em Situação de Rua. A turma conta ainda com quatro haitianos.

Todos passaram por um processo seletivo que reuniu mais de 100 pessoas em uma palestra de sensibilização “O hotel e suas funções”. Durante o encontro, os candidatos foram avaliados de diversas formas e ainda produziram um bilhete de boas-vindas ao hóspede. 

Exemplos de superação

Desempregado há cinco anos e vivendo apenas de trabalhos esporádicos e informais, Ubirajara de Moura Vidal, 40 anos, quer dar uma guinada na vida. Para isso está depositando toda a sua confiança no curso de camareiro.

“Agora eu consigo ver a possibilidade de mudança, eu me sinto muito preparado para retornar ao mercado de trabalho, com carteira assinada e um futuro melhor”, diz. Ele conta que este é o primeiro curso de capacitação que faz e a ideia é não parar o aprendizado, se especializar cada vez mais.

Para Rosilene das Graças Dias Nunes, 53 anos, o curso de camareira é o início da realização de um sonho. Ela conta que veio há 9 meses de Belém do Pará ajudar a filha, vítima de um acidente, e que agora com a oportunidade desse curso planeja ficar em Curitiba.

“Eu vi uma oportunidade de aprendizado e de realizar o meu sonho de trabalhar em um hotel”, conta. Rosilene sempre trabalhou como cozinheira e a possibilidade de trabalhar em um hotel, com o passar dos anos, foi ficando cada vez mais distante. Agora está empolgada com a nova profissão que está prestes a abraçar e já planeja os próximos passos na carreira. “Quero começar a trabalhar em um hotel e depois me especializar em cursos de inglês e espanhol voltado para hotelaria e ir melhorando”, revela. 

Oportunidades

Os alunos que concluírem o curso poderão ter seus currículos distribuídos na rede hoteleira que apoia o programa. Além do conteúdo teórico e prático em sala de aula, os alunos fazem visitas monitoradas nas redes de hotéis Bourbon, Accor e Deville. 

Eduardo Troian, gerente-geral do Hotel Deville Business Curitiba, uma das redes onde os alunos fizeram uma imersão e puderam conhecer o ambiente de trabalho de camareiro, comemora a parceria. “Estar próximo dessa iniciativa é muito bom, além da sustentabilidade social, desta forma o nosso banco de talentos se mantém abastecido, é muito difícil encontrar mão-de-obra qualificada, para nós é um ganho imensurável”, diz.

Ele afirma ainda que vários currículos serão selecionados, numa relação onde todos são beneficiados.

Continuidade

O próximo curso, nesta área, está previsto para junho e vai capacitar recepcionista com ênfase em inglês para hotelaria. 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/parceria-entre-liceu-de-oficios-e-empresarios-aumenta-chance-de-emprego/50075.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rua da Cidadania do Cajuru retoma o Encontro dos Artistas – Prefeitura de Curitiba/PR

    Recomeça nesta quinta-feira (25/10), às 19h, no auditório da Rua da Cidadania do …