Novos guardas passam por formação antes de assumir os postos de trabalho – Prefeitura de Curitiba/PR

Os 134 novos guardas municipais que participam da mais recente edição do curso técnico-profissional estão se adaptando à rotina das aulas. Desde o início do mês, eles passam por instruções específicas sobre a função de guarda municipal, armamento e técnicas de tiro, legislação e identificação de drogas, condicionamento físico e defesa pessoal.

Planejado pela equipe do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal, o curso tem um total de 636 horas-aula e vai até o mês de junho. 

“A parte técnica inclui métodos de abordagem, patrulhamento, postura e disciplina, assim como o correto isolamento de local de crime”, enumera a inspetora Sônia Valci Hammerschmidt, da Gerência de Instrução da Guarda Municipal.

Como desde fevereiro de 2018 a Guarda Municipal tem a atribuição de atuar no trânsito, podendo multar o motorista infrator, que dirige sem cinto de segurança ou manuseando o aparelho celular, por exemplo, legislação e educação de trânsito foram integradas ao curso de formação dos novos guardas.

Disciplinas de áreas específicas do direito, além de módulos sobre legislação ambiental e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) complementam a lista de matérias. Depois, os alunos ainda passam pelo período de um mês de estágio supervisionado. 

Só depois de aprovados no curso de formação, que é a última etapa do concurso público para a função, é que esses profissionais estão aptos para assumir os locais de trabalho designados. 

“No curso é absorver o que tem de melhor, prestar atenção em tudo. Na carreira é fazer o diferencial, ser uma pessoa íntegra, e obedecer as regras da corporação”, disse o aluno Cristiano Bandeira Correia, 41 anos, que trabalhava como mecânico. 

Correia conta que o incentivo para o curso é diário dentro de casa. “Meu filho sempre pergunta como estão sendo as aulas. Minha mãe e minha esposa estão felizes, viram como é sofrido chegar até aqui. É uma realização: agora aluno para depois seguir uma carreira tão importante”, afirmou. 

Antes desta, que é a 27ª turma da Guarda Municipal de Curitiba, outros 60 alunos foram formados para a carreira ao longo do ano de 2018. A previsão da Prefeitura é de, no segundo semestre deste ano, chamar outros 200 candidatos, alcançando 400 contratações. 

 

LEIA MAIS:

 

 

Fonte Oficial: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/novos-guardas-passam-por-formacao-antes-de-assumir-os-postos-de-trabalho/50016.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …