Hospital Santa Isabel recebe visita de equipe do Albert Einstein para acompanhamento de projeto

D R T .R J .15855.Ivomar Gomes Pereira.

Profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, visitaram o Hospital Municipal Santa Isabel na manhã desta quinta-feira (25). A visita foi para acompanhar o trabalho desenvolvido na unidade dentro do Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi – SUS), através do projeto Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil.

De acordo com a diretora geral do Santa Isabel, Dorinha Macedo, a visita é periódica e representa o comprometimento das duas instituições em zelar pela segurança do paciente. “Estamos recebendo as colaboradoras do Albert Einstein para uma visita de acompanhamento deste projeto que é muito importante para nós, pois traz ao hospital melhorias no processo de cuidado ao paciente, envolvendo não apenas a equipe assistencial, mas também integrantes da administração”, afirmou.

Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde de João Pessoa, acompanhou a visita das técnicas e conheceu os parâmetros utilizados para avaliar, reconhecendo o trabalho de todos envolvidos nesse processo de cuidado e qualificação.

“É uma equipe que trabalha com amor, de forma humanizada para manter a segurança do paciente a qual envolve todo familiar no processo de cuidado. A comunicação entre os processos e os fluxos tem sido fundamental como ferramenta de gestão, a qual pretendemos ampliar esse conhecimento aos outros hospitais da rede”, destacou o gestor.

Proadi-SUS – O HMSI é o único hospital da Paraíba selecionado para participar do Proadi-SUS e recebe a tutoria do Hospital Albert Einstein com visitas presenciais a cada quatro meses. Além do Hospital Santa Isabel, integram o projeto outros 119 hospitais do país. Desses, o hospital da rede municipal de saúde de João Pessoa está entre as 20 unidades que tem alcançado mudanças na redução das infecções.

Thais Galoppini, consultora de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Albert Einstein, apontou fatores positivos da instituição quanto à condução dos trabalhos. “Os profissionais são envolvidos e o hospital está no rumo certo do programa apresentado. Sempre fazemos alguns ajustes e nesse processo, trocamos muitas experiências”, afirmou.

Desde que o projeto começou, em 2017, os casos de infecção hospitalar no HMSI foram reduzidos em 29%. A meta do programa é reduzir em 50% até o final de 2020. Por meio do projeto, com o apoio do Núcleo de Segurança do Paciente, os profissionais do hospital, principalmente os que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), recebem orientações e treinamentos com intervenções diárias no cumprimento de padronizações dos protocolos que trazem medidas para reduzir as infecções.

Equipe – O trabalho do projeto é realizado pela equipe tutora, composta por hospitais como Albert Einstein, (SP); Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP); Hospital Sírio Libanês (SP); Hospital do Coração (SP) e Hospital Moinho de Ventos (RS), tendo como objetivo reduzir três tipos de infecções: corrente sanguínea; infecção do trato Urinário (ITU) e pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV).

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/hospital-santa-isabel-recebe-visita-de-equipe-do-albert-einstein-para-acompanhamento-de-projeto/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …