Aterro sanitário está em processo de finalização pela Prefeitura – Notícias – Prefeitura Municipal de Itapeva

Aterro sanitário está em fase de finalização

Local está situado na Estrada de Ribeirão Branco, que liga Itapeva ao município vizinho

O aterro sanitário de resíduos domiciliares, situado na Estrada de Ribeirão Branco SP 244 Km 70, que liga Itapeva a Ribeirão Branco, está em processo de finalização.

Em 2017, a Prefeitura obteve a licença de instalação, quando foram aprovados todos os laudos técnicos e projetos junto à Cetesb. O próximo passo foi entrar com o pedido de licença prévia, visando a construção de todos os setores que compreendem o aterro sanitário.

Nesta fase, o aterro foi dividido em 4 setores, sendo que o setor 1 será feita a instalação das trincheiras e lagoas de armazenamento de chorume (lixo que se transforma em líquido altamente tóxico).

Os trabalhos de terraplanagem, abertura de trincheiras e das vias de acesso estão sendo feitos pela Codasp – Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo. O tempo de execução do aterro segundo acordo com a Cetesb é de 150 dias.

Outras providências estão sendo tomadas, no sentido de cumprir as exigências, visando a licença de operação do local. Já está em processo de abertura de licitação para aquisição e instalação de geomembrana. Trata-se de uma manta, que reveste a trincheira e a lagoa, evitando desta forma a contaminação do solo.

Também estão em andamento os processos de licitação para cercar o aterro com alambrados e a instalação de uma cortina verde, que deverá isolar a área. Além disso, serão realizados os serviços de portaria, área administrativa, balança, entre outros equipamentos públicos. De acordo com o processo de Licença de Instalação 70000065, o custo total da obra é de 1,3 milhão de reais.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Marco André Ferreira D´Oliveira, a construção do aterro sanitário de resíduos domiciliares trata-se da concretização de um trabalho, que há tempos o titular da pasta vem batalhando  em gestões anteriores que ele trabalhou. “É muito gratificante poder finalizar o aterro sanitário, pois esta benfeitoria irá gerar grandes benefícios sociais e econômicos. É preciso investir em administração dos serviços de limpeza pública e a destinação adequada dos rejeitos, evitando danos e riscos à saúde e à segurança da população, minimizando também os impactos ambientais”, destaca o secretário.

Fonte Oficial: https://www.itapeva.sp.gov.br/noticia/aterro-sanitario-esta-em-processo-de-finalizacao-pela-prefeitura/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Curitibinhas discutem educação no trânsito e uso da bicicleta – Prefeitura de Curitiba/PR

Estudantes do 5° ano da Escola Municipal Sady Souza, no Sítio Cercado, vão percorrer as …