Aterro sanitário está em processo de finalização pela Prefeitura – Notícias – Prefeitura Municipal de Itapeva

Aterro sanitário está em fase de finalização

Local está situado na Estrada de Ribeirão Branco, que liga Itapeva ao município vizinho

O aterro sanitário de resíduos domiciliares, situado na Estrada de Ribeirão Branco SP 244 Km 70, que liga Itapeva a Ribeirão Branco, está em processo de finalização.

Em 2017, a Prefeitura obteve a licença de instalação, quando foram aprovados todos os laudos técnicos e projetos junto à Cetesb. O próximo passo foi entrar com o pedido de licença prévia, visando a construção de todos os setores que compreendem o aterro sanitário.

Nesta fase, o aterro foi dividido em 4 setores, sendo que o setor 1 será feita a instalação das trincheiras e lagoas de armazenamento de chorume (lixo que se transforma em líquido altamente tóxico).

Os trabalhos de terraplanagem, abertura de trincheiras e das vias de acesso estão sendo feitos pela Codasp – Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo. O tempo de execução do aterro segundo acordo com a Cetesb é de 150 dias.

Outras providências estão sendo tomadas, no sentido de cumprir as exigências, visando a licença de operação do local. Já está em processo de abertura de licitação para aquisição e instalação de geomembrana. Trata-se de uma manta, que reveste a trincheira e a lagoa, evitando desta forma a contaminação do solo.

Também estão em andamento os processos de licitação para cercar o aterro com alambrados e a instalação de uma cortina verde, que deverá isolar a área. Além disso, serão realizados os serviços de portaria, área administrativa, balança, entre outros equipamentos públicos. De acordo com o processo de Licença de Instalação 70000065, o custo total da obra é de 1,3 milhão de reais.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Marco André Ferreira D´Oliveira, a construção do aterro sanitário de resíduos domiciliares trata-se da concretização de um trabalho, que há tempos o titular da pasta vem batalhando  em gestões anteriores que ele trabalhou. “É muito gratificante poder finalizar o aterro sanitário, pois esta benfeitoria irá gerar grandes benefícios sociais e econômicos. É preciso investir em administração dos serviços de limpeza pública e a destinação adequada dos rejeitos, evitando danos e riscos à saúde e à segurança da população, minimizando também os impactos ambientais”, destaca o secretário.

Fonte Oficial: https://www.itapeva.sp.gov.br/noticia/aterro-sanitario-esta-em-processo-de-finalizacao-pela-prefeitura/.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Curitiba ganha obra de Manabu Mabe símbolo da amizade entre Brasil e Japão – Prefeitura de Curitiba/PR

    Uma escultura de Manabu Mabe pertencente ao Instituto Brasileiro de Pesquisa e Qualidade …